Handebol de Montes Claros levanta título infantil estadual

JUNTOS DESDE 2007, meninos vencem de forma invicta e representarão Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de 2014

Time campeão invicto com 7 vitórias desde a 1ª fase; vaga no Brasileiro em 2013
MONTES CLAROS tem o melhor handebol Júnior de Minas Gerais. O time masculino conquistou no último domingo, o título do Campeonato Mineiro da categoria, na fase final disputada em Betim, na Grande BH. Venceram os donos da casa por dois pontos de vantagem: 33 a 31. Desde a primeira fase, disputada em agosto, foram sete vitórias, com 219 gols a favor.

A CONQUISTA invicta garante à equipe a vaga de representante do Estado no Campeonato Brasileiro Júnior, em 2014. Francis Almeida recebeu a premiação como melhor treinadora da competição. No mês passado, o time de handebol feminino já havia conquistado o título mineiro infantil.

NÃO É exagero algum dizer que o grupo de jogadores faz parte de uma geração vitoriosa. Estão juntos desde 2007, com média de idade de 12 anos. A estreia numa disputa oficial aconteceu no Campeonato Mineiro Infantil de 2008, com um quinto lugar apenas. 

A RESPOSTA veio no ano seguinte. Mais entrosados e acostumados com o ambiente de uma competição federada, os meninos saltaram da quinta para a primeira colocação. O título mineiro Infantil de 2009 marcou, ainda, a necessidade de mudar de categoria, porque “estouraram” o limite de idade.

Times masculino e feminino posam com os troféus
NA NOVA categoria Cadete, o time foi campeão mineiro em 2011. No ano passado, de novo por causa do limite de idade, mudaram para o quadro Juvenil e Montes Claros ficou com o vice-campeonato mineiro. “Não há como negar que não seja uma geração de vencedores. São três títulos em cinco anos com praticamente o mesmo grupo”, diz a treinadora.

Mais três anos

À VENETA, Francis Almeida lembrou que os meninos que disputaram o Mineiro Júnior deste ano ainda têm idade para a categoria Juvenil. “A base é Juvenil ainda. Por isso, todos têm pelo menos mais três anos como Juniores”, completou. Aliás, aqueles com idade juvenil já tem compromisso entre os dias 23 e 24 deste mês, na cidade de Santa Vitória, sede da fase final do Mineiro desta categoria, contra os donos da casa e os representantes de Luz e Betim.

NA PRIMEIRA fase, foram dois jogos contra a Associação Handebol de Martinho Campos, com vitórias montes-clarenses por 33 x 21 e 31 x 18. Nas semifinais, passou pela Associação Buritis de BH (34 x 23), Mariana (29 x 19) e Nova Lima (30 x 29). Nas finais, vitórias sobre Ponte Nova (29 x 26) e Betim (33 a 31).

Vice-campeãs

Time feminino exibe a premiação de vice-campeão mineiro
NÃO MENOS importante, as montes-clarenses da categoria Júnior também fecharam bem a temporada com o vice-campeonato mineiro. As finais aconteceram no último final de semana, num triangular entre Montes Claros, Itabira e a Associação Buritis (BH). As meninas venceram as itabiranas no sábado por 26 a 22, mas no domingo, esbarraram na equipe da Capital, que venceu por 31 a 21.

Nenhum comentário