Fato - e o porquê dele -: Montes Claros de fora do JIMI e do JEMG

O FATO antecipávamos ainda na edição matutina do mesmo JN da quarta-feira passada, com a informação sobre a falta de um representante da cidade na reunião técnica da fase microrregional Norte A, em São Francisco, realizada na tarde daquele mesmo mesmo dia. A medida era determinante para não participação de um município conforme o artigo 52 do regulamento geral.
PRÉVIA
MAS ANTES MESMO daquela semana, a notícia sobre a decisão do município em não assumir vaga na mais importante disputa do Interior já havia sido divulgada pela VENETA no dia 4 de março, após a reunião entre os técnicos das modalidades coletivas e a coordenação do JIMI, no MCTC.
FATO
O JIMI É A única competição que esses atletas amadores têm realmente ao longo do ano além das “divisas” dos Montes Claros. Até porque há várias temporadas que a cidade não disputa em massa os campeonatos federados. Uma ou outra equipe – mais por vontade de seus técnicos e jogadores e pelo reconhecimento e boa vontade de um patrocinador isolado – se arriscam a assumir as taxas e bancar as despesas em busca de uma projeção, mesmo que efêmera.
MAIOR
PARA O MUNICÍPIO, que arcaria com as despesas de inscrição e de logística na manutenção de suas delegações nas devidas sedes, o ônus é maior, porque deixa pela metade todo o lado prático de uma nova política pública de esportes e lazer, bastante evidente nos últimos dois anos com a retomada da secretaria de mesmo nome e a realização de provas regionais, nacionais e até internacionais.
TENTATIVA

E SOBRE O JEMG
PARA ENCERRAR temporariamente esse assunto, até porque “a manga renderá mais pano” em outros momentos, a ausência no JEMG até mesmo em sua fase municipal, na qual as viagens são dispensáveis, parece ser uma ponta de iceberg. A Associação dos Árbitros do Norte de Minas garante que o restante da taxa referente à edição de 2009 (R$ 7.257) e o valor integral de 2010 (R$ 8.456) estão em aberto. Mesmo que a edição deste ano fosse oficializada, não haveria quem apitasse os jogos por causa dos débitos.
Comentar