Longe de qualquer crise, Raias do Futuro vai bem e vislumbra ampliação

COM A CONFESSA restrição financeira da Prefeitura, bem diferente do que aconteceu nos dois últimos anos, poucos são seus projetos esportivos com garantia de realização nesta temporada, haja vista os casos do JIMI (sem a participação da cidade após 26 anos) e do JEMG (cujas escolas assumiram as despesas de R$ 60 cada para a realização da etapa local, iniciada nesta semana).

MAS UM EM especial vive realidade bem diferente e com perspectiva até mesmo de ampliação ainda em 2011. O “Raias do Futuro”, premiado recentemente com o 9º Troféu Bola Cheia/ Marcelino Paz do Nascimento que atende estudantes da rede pública em aulas de natação, terá seu convênio revalidado em julho próximo, com o suporte financeiro dos Correios e o aval da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA).

ALÉM DISSO, ganhará um parceiro. Com piscina oficial em seu Centro Esportivo, a Unimontes foi convidada para também receber as atividades, inclusive com o suporte dos professores e alunos de seus três cursos de educação física para a realização das aulas diárias. Se isso acontecer já no meio deste ano, são grandes as possibilidades de o “Raias do Futuro” aumentar em 200 o número de vagas semestrais.

IMPLANTADO HÁ dois anos, o projeto atende atualmente 500 crianças e jovens com aulas na piscina semiolímpica do MCTC, de segunda à sexta-feira. Com a garantia de mais uma revalidação do convênio, duzentas delas serão mantidas, porque já apresentam um nível de assimilação e de técnica de competição. As outras 300 vagas serão ocupadas por estudantes que chegarão ao projeto pela primeira vez. Essa renovação (saem 300 e entram 300) é prevista na proposta.

ENTRE OS 200 alunos que permanecerão no próximo semestre, há pelo menos 10 deles com níveis técnicos e índices de competição bastante consideráveis ao ponto de estarem pré-relacionados para a Seleção Brasileira de base. É bem provável que pelo menos três deles já estejam a caminho de grandes centros do País para melhor preparação e aperfeiçoamento. (Fotos: Wilson Xu Medeiros)

Nenhum comentário