Campeão brasileiro de caratê pela 17ª vez

COM SOLIDARIEDADE da filha, Marquinhos conquista dois ouros em Santa Catarina e ainda alcança o 6º Dan

NO FIM de semana, o montes-clarense Antônio Marcos Batista dos Santos, o Marquinhos, conquistou dois títulos no Campeonato Brasileiro realizado no Centro Cau Hansen, em Joinville/SC. Ele foi campeão nacional pela 17ª vez no individual (absoluto) e também garantiu o título por equipe com a Seleção de Minas Gerais. Na classificação geral, somando o desempenho de todas as categorias, o Estado ficou com a terceira colocação geral no quadro de medalhas, atrás de São Paulo e de Santa Catarina.

Marquinhos comemora mais dois títulos nacionais
ALÉM DOS dois ouros, Marquinhos voltou para a casa com mais uma graduação na faixa preta do caratê. Após seis anos de preparação, fez o exame para a obtenção do 6º Dan e tornou-se o único norte-mineiro a alcançar esta graduação. O grau máximo é o 10º Dan.

SACRIFÍCIO

EMBORA SEJA um dos mais experientes e vencedores caratecas do Estado e do País, Marquinhos tratou esta conquista de forma especial. Embora tenha sido convocado para a Seleção Mineira, o próprio atleta teve que custear as despesas de transporte e hospedagem até o Sul do Brasil. E somente na última semana teve a garantia do patrocinador de que poderia viajar.

O DETALHE é que a sua filha, Larissa Carolayne, também estava classificada para defender o Estado no Brasileiro, mas o valor do patrocínio cobriria apenas a viagem de uma pessoa. “Foi uma decisão difícil porque eu sei o quanto a minha filha lutou para conseguir esta vaga”, disse.

“MAS COMO o incentivo veio da própria Larissa, que abriu mão de ir para que eu fosse lutar, consegui me controlar para fazer o melhor”, completa o carateca, emocionado. Segundo ele, o fato de fazer o exame de graduação para o 6º Dan pesou na decisão da filha em abrir mão para que ele fosse a Santa Catarina.

O ATLETA revela que a experiência foi um dos motivadores para buscar o ouro nas duas disputas. No Individual Absoluto, Marquinhos fez quatro lutas e venceu todas. Na disputa entre seleções estaduais, os mineiros fizeram melhor de três lutas contra Ceará (1ª fase), Santa Catarina (semifinal) e São Paulo (final) e em todas as séries venceram por dois a zero. “Não perdemos nenhuma vez”, destaca Marquinhos, que foi um dos dois lutadores mineiros na série contra os três estados.

Nenhum comentário