Na busca pelo bi no JIMI

MONTES CLAROS começa neste sábado a disputa da fase final em Itabira na tentativa de repetir o feito de 2014; só caratê e judô de esportes individuais

O time de vôlei feminino enfrenta Cristiano Otoni e Itanhadu na primeira fase de grupos
EM BUSCA do bicampeonato. Campeã geral em 2014 pela primeira vez na história, Montes Claros inicia neste sábado, a disputa a fase final dos Jogos de Minas (JIMI), que tem a cidade de Itabira (Vale do Aço) como sede. A diferença em relação às outras etapas (Microrregionais e regionais) está na inclusão de modalidades individuais. Aliás, no ano passado, foi graças ao rendimento das equipes de natação e caratê que Montes Claros garantiu a pontuação para o título geral do JIMI.

A MAIOR cidade do Norte de Minas está em seis torneios coletivos: basquete e vôlei masculino e feminino, futsal feminino e handebol feminino. Disputará também as competições de caratê e judô para ambos os sexos. Algumas modalidades que foram disputadas no ano passado não têm torneios em 2015. 

“COM BASE na estrutura, a cidade-sede tem a prerrogativa de estabelecer as modalidades da fase final”, explica Clarissa Veloso, coordenadora de esporte de rendimento da Secretaria Adjunta de Juventude e Esporte de Montes Claros. Ela será a chefe da delegação da cidade, que viajará em cinco ônibus rumo ao Vale do Aço; três seguiram para Itabira na tarde de sexta.

O handebol detém oito títulos no torneio feminino do JIMI
POR QUESTÃO de logística, os torneios coletivos serão disputados entre o sábado (10) e a quinta-feira (15). De 16 a 18 de outubro, acontecerão os torneios de esportes individuais. “Estávamos com mais equipes definidas e preparadas para a fase final do JIMI, mas em Itabira não haverá os torneios de natação, atletismo e nem dos esportes paralímpicos”, completa Clarissa.

ESTREIAS

O TIME de Basquete Masculino foi o primeiro montes-clarense a jogar em Itabira neste sábado: às 11h, contra Teófilo Otoni, pela Chave A, no Ginásio do Valério. Também estão no grupo as equipes de Joaíma e Passos. Às 13h, o Vôlei Feminino enfrenta Itanhandu, pela Chave C, no Ginásio Bela Vista. A cidade de Cristiano Otoni completa o grupo da primeira fase.

O basquete masculino foi o primeiro a entrar em quadra na manhã deste sábado
O HANDEBOL Feminino joga contra a equipe de Juiz de Fora, às 15h, no Centro Esportivo Gabiroba. Ambos estão na Chave C, que tem ainda as cidades de Teófilo Otoni e Matias Barbosa. Com oito títulos em edições do JIMI, a equipe vai para Itabira com a base que disputou a Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro, mas reforçada com duas atletas do Espírito Santo (Laís e Mary Fernandes) e outra de Minas (Ana Paula). A goleadora Gabriela Teodoro segue no elenco.

NUMA CHAVE Única, o Basquete Feminino de Montes Claros estreia também neste sábado, às 17h, também no Ginásio do Valério, contra Itabira. A disputa tem ainda São João Del Rey, Conselheiro Lafaiete, João Monlevade e Teófilo Otoni.

FUTSAL

A ESTREIA da equipe de futsal feminino, do técnico Rodrigo “Bezerra” será no domingo, às 17h. Como a Chave B tem apenas três equipes, Montes Claros vai enfrentar o ganhador do jogo do dia anterior, entre Itabira x Padre Paraíso.

O TIME de Vôlei Masculino jogará pela primeira vez somente na segunda-feira, contra o vencedor de Itajubá e Itabira, às 19h, na Associação Ativa, da Companhia Vale Rio Doce. A Chave C tem apenas estas três equipes.

OS TORNEIOS de judô e caratê acontecem somente a partir da sexta-feira, dia 16, por isso, estas delegações viajam separadamente.

Nenhum comentário