Em meio às indefinições, clubes da cidade já conhecem calendário 2016

FMF DIVULGA datas para as competições oficiais do ano que vem; Victória, Funorte e Montes Claros têm interesse

A DIRETORIA de competições da Federação Mineira de Futebol divulgou, nesta semana, o calendário oficial de campeonatos para 2016. Entre disputas da base e do profissionalismo, pelo menos três interessam diretamente aos clubes de Montes Claros.

REBAIXADO DO Módulo II deste ano, o Montes Claros Futebol Clube disputará o Mineiro da Segunda Divisão, com início previsto para 31 de julho e término em 20 de novembro. Já o Funorte Esporte Clube, que se licenciou em 2015 por restrições financeiras, se for voltar à ativa, terá que ser na mesma Segundona – que na prática é a Série C do futebol em Minas Gerais.

NO ANO que sem, será a segunda temporada seguida em que a FMF limitará a Segunda Divisão como uma competição Sub-23 – com apenas cinco exceções acima desta faixa etária para cada clube.

BASE

DUAS VEZES o terceiro melhor do Estado no Sub-20, o Funorte é participante do principal campeonato de base do Estado desde a sua fundação. Se mantiver a tradição no ano que vem, entrará em campo a partir de 27 de março, data de início da primeira fase. A disputa se estenderá até 29 de maio. Os melhores da fase classificatória voltarão a se encontrar no segundo semestre, com o Hexagonal Final, entre sete de agosto e 9 de outubro.

JÁ O Victória, que estreou no Júnior neste ano, ainda depende de um acerto financeiro para disputar a categoria em 2016. Denunciado e julgado pelo TJD da Federação Mineira por ausência em quatro jogos dos Mineiros Sub-15 e 17, o clube foi punido com multas que chegam a R$ 5,9 mil. O valor deveria ser quitado até a tarde dessa segunda-feira, sob risco de ser suspenso pelos próximos dois anos de competições oficiais.

OS MINEIROS Sub-15 (Infantil) e Sub-17 (Juvenil) têm o mesmo calendário para 2016, até porque será mantido o formato de disputá-lo em rodadas duplas. Mas diferente deste ano, a bola começa a rolar ainda no primeiro semestre, com a fase classificatória entre 24 de abril e 26 de junho. Os melhores disputarão as finais entre 7/8 e 9/10. Funorte, Victória e, recentemente, o Montes Claros mostraram interesse em disputá-lo no ano que vem.

Nenhum comentário