Montes Claros de novo é a campeã geral do JIMI

ESTADO CONFIRMA a cidade como 1ª colocada geral dos Jogos de Minas/2015; taça será apresentada na segunda-feira

Basquete masculino foi o campeão geral pela 1ª vez e vai para o JAB/2016
PELA SEGUNDA vez consecutiva, Montes Claros conquistou o título geral dos Jogos de Minas – JIMI/Programa Minas Olímpica. De forma oficial, a Secretaria de Estado de Esportes divulgou, nessa quarta-feira, a classificação final na edição 2015. A pontuação geral considera não somente o desempenho da cidade na etapa estadual, que foi encerrada no último domingo (18), em Itabira. São incluídos, também, os resultados das fases microrregional e regional do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

EM 2014, a cidade foi campeã geral pela primeira vez na história depois dos resultados na etapa final em Uberlândia.

AS EQUIPES montes-clarenses conquistaram um total de 48 medalhas, sendo 67% de ouro (32). A cidade teve ainda mais doze medalhas de prata e quatro de bronze. Itabira, sede na final estadual, foi a vice-campeã geral e até aparece com mais medalhas do que Montes Claros no geral (72), mas a quantidade de ouros é menor (31). Caratinga ficou com o terceiro lugar (dezessete medalhas, sendo dez de ouro). Nenhuma outra cidade do Norte de Minas aparece entre os trinta melhores municípios na classificação geral.

ENVIO

RENATA SILVA é assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Esportes e explicou à reportagem do JN, na tarde de ontem, que a premiação será enviada pelo Governo de Minas nas próximas horas. “Geralmente, a premiação para o primeiro colocado geral é entregue ao final da etapa estadual, mas como a contagem de medalhas foi finalizada posteriormente, a Secretaria enviará a premiação para a cidade campeã”, explica.

Classificação geral: clique para ampliar
CHEFE DA delegação montes-clarense em Itabira, Clarissa Veloso, que também responde pela coordenadoria de Esporte de Rendimento do município, adiantou à reportagem que a solicitação de envio do troféu de campeão geral já foi feita ao Estado. O planejamento é de apresentá-lo na visita que a delegação da cidade fará ao prefeito Ruy Muniz, em cerimônia na próxima segunda-feira, às 15 horas, no gabinete. As demais premiações por modalidade também serão apresentadas.

“A DIFICULDADE foi muito grande, mas conseguimos cumprir mais este objetivo e manter Montes Claros como a melhor cidade do Estado no esporte especializado”, acrescenta Clarissa. Ela lembra que os campeões por modalidade da fase de Itabira estão classificados como os representantes de Minas Gerais para os Jogos Abertos Brasileiros (JAB) de 2016, que acontecerão em Ribeirão Preto/SP.

CONQUISTAS

NA ETAPA estadual em Itabira, única com modalidades individuais, Montes Claros conquistou dezessete medalhas de ouro – basquete feminino (1), basquete masculino (1), caratê (10) e judô (5) –, nove de prata – futsal feminino (1), handebol feminino (1), judô (3) e caratê (4) – e quatro de bronze: judô (3) e caratê (1). A contabilidade tem ainda mais três medalhas de ouro: títulos por equipe do judô sênior masculino e por equipe do caratê tanto no masculino como no feminino.

JÁ NA fase regional para cidades do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, realizada em setembro e que teve Montes Claros como sede, a cidade conquistou cinco medalhas de ouro (basquete masculino e feminino, handebol e futsal feminino e vôlei masculino) e uma medalha de prata (vôlei feminino).

E NA microrregional, que aconteceu ao final de julho, também com MOC como sede, a cidade foi ouro em três modalidades (handebol masculino e vôlei masculino e feminino) e prata em duas (futsal masculino e feminino). Como o basquete masculino e feminino e o handebol feminino só teve Montes Claros como inscrita, a cidade foi declarada campeã nestas modalidades e garantiu mais três ouros na contagem final.

Veja também

Nenhum comentário