Futebol Amador: campeonato independente, dívida, nenhum presidente, possível intervenção

PARTE DA coluna publicada no Jornal de Notícias, de Montes Claros, na edição deste domingo, dia 20 de setembro

COM SUPORTE, MAS MAIS CURTO

O CAMPEONATO Amador começa no próximo dia 5, com doze times. A ideia inicial era de realizar uma primeira fase com jogos entre todos os times, sem a divisão em chaves. Explicação: o apoio da Secretaria de Esporte e Juventude cobriria os custos de uma competição com quase 70 jogos. Algo diferente de outros anos, quem nem competição teve pela falta de recursos financeiros com uma Liga de Futebol falida e em crise. Mas os próprios clubes optaram pela divisão em duas chaves na primeira fase. O calendário mais curto em pelo menos vinte partidas, segundo eles, vai permitir que o título seja definido ainda neste ano.

DOIS ANOS VAZIA

POR FALAR em Liga de Futebol, a LMF vai completar, em fevereiro próximo, dois anos de vacância de sua presidência. A última eleição, realizada em março de 2014, foi invalidada pelo não cumprimento do estatuto e pela impossibilidade de o TJD ter assumido o pleito. E é bem provável que a cadeira continue vazia. A entidade deve, somente em questões trabalhistas, mais de R$ 50 mil.

RECADO DA FMF

ESTA É a segunda liga que a cidade tem. A antiga Liga Montes-clarense de Desportos (LMD), pelas mesmas questões, também foi deixada de lado, quando criaram a LMF. Acontece que o “abre e fecha” de Ligas, segundo a Federação Mineira de Futebol, acabou. O presidente Castellar Neto já mandou recado que a criação de qualquer outra entidade na cidade culminará em interdições e vetos.

ASSOCIAÇÃO

ASSIM, O Campeonato Amador, assim como a Copa Amadora, acaba acontecendo de forma independente. Os clubes criaram uma espécie de grupo independente, com vistas a se tornar uma associação para que não fiquem refém de uma liga que só existe no papel.

Nenhum comentário