Mountain Bike e os “garis das trilhas”

PRATICANTES REFORÇAM ação de ambientalistas com faxinas periódicas nas rotas ao redor da cidade; na 1ª intervenção, foram recolhidos mil quilos de lixo

OS PRATICANTES de Mountain Bike em Montes Claros adotaram um roteiro diferenciado. Ao invés da rotina de pedalar, assumem um papel de “garis das trilhas”. A ideia começou há quase vinte dias, com a 1ª Faxina nas Trilhas de Montes Claros – “Conscientizar é a melhor forma de preservar”. A iniciativa se resume justamente em recolher os materiais que oferecem risco ao meio ambiente e deve ser repetida a cada dois meses.

SÉRGIO OLIVEIRA, o Sergião, um dos organizadores, explica a ação é absolutamente voluntária, com raio de ação nas rotas ao redor da área urbana de Montes Claros.

NA PRIMEIRA edição, foram dois dias de faxina, 100 quilômetros percorridos no perímetro ao redor da área urbana de Montes Claros e recolhidos impressionantes mil quilos de dejetos, desde sacolas e garrafas pets até - pasmem - parabrisas quebrados de veículos. Sérgio explica que as redes sociais foram determinantes para propagar a ideia e garantir a adesão de bikers, desde competidores até os “atletas de fim de semana”. “Na verdade, a pessoa tem a liberdade de fazer a limpeza a qualquer momento; basta ter na bagagem um saco de lixo e conseguir recolher o que for possível”, acrescenta.

CONSCIÊNCIA

Grupo de 15 ciclistas esteve na 1ª faxina
OS ORGANIZADORES não escondem que a proposta é de chamar atenção para as pessoas que usam as trilhas e ainda não têm a consciência ecológica. Nesse aspecto, Sergião vai além e enumera alguns danos ambientais que já presenciou ao redor da cidade e o que eles podem causar.

“ASSIM COMO no jornalismo, a gente estabeleceu uma pauta: detectar os restos de fogueira em locais de acampamento; embalagens de plástico e de papel que podem se tornar focos de incêndio e de danos aos animais silvestres. Estamos num período seco, potencialmente de maior risco. O lixo torna-se um agregador ao fogo”, finaliza.

Material recolhido nas trilhas foi levado para o lixão de Montes Claros
QUEM QUISER participar das intervenções pode contactar os organizadores pelos telefones 9208-0207 e 9197-0558.

Nenhum comentário