Chefe do DM do Cruzeiro, Sérgio Campolina é convidado no II Congresso de Ortopedia e Medicina Esportiva

DURANTE DOIS dias, evento debaterá casos de lesões no esporte, tipo de tratamento, avanços, esporte associado à menopausa e como utilizar suplementos

Sérgio Campolina é o chefe do departamento médico do Cruzeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
A CIDADE sedia, a partir desta sexta-feira, o II Congresso Norte-Mineiro de Ortopedia e Medicina Esportiva, evento multiprofissional que reunirá médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fisiologistas e educadores físicos e acadêmicos destas áreas. Até o sábado, haverá ainda dois eventos paralelos: 8ª Jornada Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia e a 2ª Jornada de Fisioterapia. O supervisor do departamento médico do Cruzeiro Esporte Clube, Sérgio Campolina, está entre os convidados para duas abordagens: “Lesão Muscular em Atletas” e “Viscossuplementação” (Tratamento Intra-Articulação).

A PROMOÇÃO dos eventos é da Liga Acadêmica Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia da Unimontes, Faculdades Santo Agostinho (local das atividades), com o apoio dos cursos de Medicina e ligas acadêmicas da Funorte e das Faculdades Integradas Pitágoras, com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

CAMPOLINA ESTÁ à frente do DM celeste desde janeiro último. Já esteve na equipe médica da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino e, hoje, concilia também o setor médico do Sada/Cruzeiro Vôlei, onde está há 12 anos, com um histórico de títulos mundiais, sul-americanos, brasileiros e estaduais que coloca o clube como o maior ganhador de todos os tempos.

"GRANDE PROFISSIONAIS EM MOC"

EM ENTREVISTA à VENETA, em meio à disputa cruzeirense na semifinal da Copa do Brasil contra o Palmeiras, direto de São Paulo, ele destacou a oportunidade de vir ao evento, especialmente pela possibilidade de “dividir a experiência adquirida como profissional da medicina esportiva”. Outro destaque, segundo ele, “está na reaproximação com os profissionais do interior do Estado, em especial Montes Claros, onde tem um bom relacionamento com vários médicos da mesma formação que sua, alguns fizeram residência e também atuaram nos mesmos hospitais em que estive”.

SOBRE ESTAR no departamento médico de um clube como o Cruzeiro, que neste momento encara três grandes competições ao mesmo tempo, Campolina revela que a missão não é das mais fáceis. “Diferente da medicina tradicional, na medicina do esporte você não tem um livro que orienta sobre condutas. As situações são extremamente variáveis. Particularmente, eu tive referências na minha vida que ajudaram muito a entender um pouco mais do universo da medicina do esporte. Por isso, acho de extrema importância poder falar destas vivências com o pessoal que está em formação acadêmica. Tenho certeza de que será um evento bem interessante”.

MULTIESPORTE

O FISIOTERAPEUTA do Montes Claros Esporte Clube, Jomar Luiz de Almeida, que já atuou em todos os projetos de vôlei profissional da cidade e ainda no futebol profissional do Funorte, também será um dos debatedores da mesa redonda sobre lesões musculares em atletas junto ao próprio Sérgio Campolina e ao ortopedista Romero Iago Mendes, diretor assistencial do HUCF e presidente do Congresso.
Jomar Almeida há dez anos trabalha como fisioterapeuta nas
equipes profissionais de vôlei da cidade (Divulgação)
AO BLOG, ele ressaltou a importância do evento, como o debate de experiências profissionais, a ampliação do aprendizado para alunos dos diversos cursos da área de saúde em Montes Claros e lembrou que, mesmo sem um time de vôlei na cidade neste momento, vários atletas que passaram por aqui continuam como seus pacientes. “É uma questão de confiança, mas prefiro falar também de dedicação em fazer aquilo que você realmente gosta e trabalha diariamente para fazer melhor”.

DENTRE OS temas associados ao Congresso estão Psicologia no Esporte do Atleta de Alto Rendimento, Alongamento Osséo, Lesão Ligamentar e Meniscal, Dieta Low Cab, Fraturas por Estresse, Lesões do Ombro, Quiropraxia, Entorse de Tornozelo, Lesões Traumáticas na Coluna, Suplementos: qual o momento certo e o que utilizar, Atividade Física associada à menopausa saudável, Importância do Acompanhamento em Atividades Físicas.

Nenhum comentário