Punição ao Bétis agita Segundona, mas sem efeitos aos demais clubes

TENSÃO MAIOR foi diante da suposta desistência, que anularia jogos e mexeria na pontuação e saldo de gols

Bétis foi punido pela escalação de um atleta irregular e perdeu seis pontos; na tabela, passa a ter -3
NA VÉSPERA da 7ª rodada, que terá o jogo entre Montes Claros Esporte x Passos FC, sábado à tarde, uma informação nos bastidores agita o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O Bétis FC foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol (TJD/FMF) pela utilização de atleta em situação irregular em duas partidas.

NUM PRIMEIRO momento, a decisão parecia inofensiva aos demais clubes pelo fato de atingir um time que tem apenas uma das campanhas mais fracas da Segundona. Mas houve tensão por algumas horas diante de uma suposta desistência do clube de Ouro Branco, o que poderia culminar na anulação de resultados e mudança na tabela de pontos.

NO ENTANTO, uma fonte ligada ao Bétis revelou ao jornalista Marcinho Rosa, da Rádio Imbiara (Araxá), que não há chance alguma de o time sair do Campeonato em meio à disputa. O VENETA apurou que, caso um clube abandone uma competição em andamento, ele é suspenso de todas as disputas oficiais pelos próximos dois anos. Interessado em negociar atletas e dar tempo de jogo a jovens, o Bétis é focado especialmente nos trabalhos de base; está em todos os campeonatos oficiais: Sub-14, Sub-15, Sub-17, Sub-20, Feminino Adulto e a Segundona. 

DECISÕES

O EDITAL de julgamento Nº 56/2018, publicado pelo TJD nessa terça-feira, com base nas decisões da 3ª Comissão Disciplinar, revela que o Bétis utilizou um atleta sem registro na vitória contra o Passos FC (3x1) e na derrota para o Araxá (0x2), na 2ª e 3ª rodadas, respectivamente.

CONFORME O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), – "incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida" –, o time perde seis pontos (o dobro do número de pontos previstos no caso da vitória sobre o Passos). Como não pontuou contra o Araxá, não há perda. O TJD decidiu, ainda, multar o Bétis em R$ 1,1 mil. O clube poderá recorrer ao Tribunal Pleno da FMF.

Nenhum comentário