Com direito a árbitro nacional, sábado é dia de Copa de Marcha Mangalarga

PREVISÃO É de setenta competidores somente de outras partes de Minas e de estados vizinhos, com premiação por categoria e para o campeão geral

Competição será no Haras do Chico, com categorias sociais e de acordo com o perfil dos animais (DIVULGAÇÃO)
ALÉM DOS competidores da cidade, pelo menos setenta visitantes são esperados em Montes Claros para a disputa da 1ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador, que acontece neste sábado, a partir das 9 horas, no Haras do Chico, próximo à JLX, saída para Januária na BR-135.

SÃO TRÊS categorias sociais Mirim (crianças), Amazonas (mulheres) e Coronel (donos de haras) para as provas sociais e outras cinco de acordo com os animais, com o sorteio de uma moto 0 KM entre os proprietários dos animais concorrentes. O lado esportivo é destaque, mas a Copa visa abordar sobre o melhoramento da raça entre os criadores do Norte de Minas e demais regiões. 

UM DOS reconhecimentos sobre a importância da competição está na presença confirmada do árbitro principal Fabiano Bittencourt, que integra o quadro oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Mangalarga Marchador (ABCCMM).

COMO É

NUMA EXPOSIÇÃO agropecuária convencional, os animais são avaliados em dois pontos: marcha e morfologia (medidas). Na Copa, o critério é basicamente a marcha propriamente dita, em duas categorias (“batida” e “picada”) e a qualidade de montaria do cavalo. O árbitro convidado marcha em cada cavalo concorrente.

NESTE SÁBADO, machos e fêmeas serão julgados em cinco categorias de acordo com o perfil dos animais: Júnior (animais a partir de 3 anos), Jovem (4/5 anos), animal (5/6 anos), adulto (6/7 anos) e sênior (acima de 7 anos).

ALÉM DO título por categoria, a Copa reserva uma premiação especial com o Grande Campeonato – campeão dos campeões da Copa, uma espécie de categoria absoluta com a participação de todos os vencedores.

“ESTAMOS SATISFEITOS com a repercussão prévia da 1ª Copa do Haras do Chico especialmente pela oportunidade de divulgar a alta qualidade dos animais criados na região, o melhoramento genético e o potencial de competição numa prova de alto nível como esperamos”, explica o presidente do Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, Jorginho Antônio dos Santos. O anfitrião do dia será o criador Marcelo Pires.

AS INSCRIÇÕES estão abertas até esta sexta-feira, com taxas diferenciadas para sócios do Núcleo. Informações pelo e-mail nucleonortedeminas@gmail.com e pelo telefone (38) 9.9996-2555.

Nenhum comentário