Semana foi de aniversário para o Montes Claros Futebol Clube, o 1º Bicho

CLUBE FOI o primeiro da cidade a chegar à 1ª Divisão com o acesso em campo; com três taças oficiais, atualmente está licenciado



28 DE agosto de 1992.

COM UM grupo de garçons da própria churrascaria Chimarrão, o gaúcho de Nova Bréscia, Ville Mocellin montava sua diretoria para fundar o Montes Claros Futebol Clube, o Bicho, time inspirado no distintivo e nas cores do Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense.

A DATA não foi por acaso; aniversário de oito anos da filha mais velha de Ville, Elen, que hoje é ninguém menos que a presidente do próprio clube, embora o MCFC esteja licenciado das competições oficiais há três anos...

O BICHO foi sensação nos anos 90, com uma ascensão meteórica da 3ª para a 1ª Divisão. Foram dois acessos consecutivos com os vices-campeonatos da Segunda Divisão em 1995 e do Módulo II em 1996, superado pelo Social de Coronel Fabriciano, que viria a ser tornar o maior rival na história.

VITÓRIAS HISTÓRICAS

EM 1997, estreava na Elite Mineira pela porta da frente e terminou na sétima colocação depois de vencer Atlético (1X0), Cruzeiro (1X0) e Villa Nova (2X0). Campanha ficou marcada pela regularidade dos atacantes Dandão, Wanderley e Sandrinho, do goleiro Paulo César (o menos vazado da competição) e do lateral direito Odair, ex-Palmeiras e seleção brasileira, que integrou a seleção do Campeonato.


Apuração do blog DE VENETA sobre o histórico de jogos oficiais do Montes Claros FC
ALÉM DELES, o Bicho marcou a carreira do ponta Éder Aleixo, por ser o seu último clube como profissional. No segundo semestre daquele ano, o time disputaria o Brasileiro da Série C, onde terminou na 13ª colocação geral, eliminado pela Francana/SP, nas quartas de final, nos pênaltis. Após o rebaixamento em 1998, ficou licenciado e voltou em 2012 e, no ano seguinte, quando conseguiu de novo o acesso com o vice-campeonato da Segundona - atrás do Nacional de Uberaba.

ALGUMAS PESSOAS confundem este Montes Claros com o Montes Claros Esporte Clube, que disputa a atual Terceirona de Minas Gerais.

MAS HÁ algo plausível para tal confusão: os dois foram criados pelo mesmo Ville. Só que, o Montes Claros Esporte, que surgiu em 2003, é um clube-empresa que teve 50% do controle societário vendido ao professor e desportista Andrey Souza e que assumiu a sua presidência. Elen Mocellin é a vice-presidente.

Nenhum comentário