Luz no túnel: Mamoré perde pontos; Picachu na Toca? Januária com time de Odair

SETE PONTOS

POR CINCO votos a zero, a 3ª Comissão Disciplinar (foto ao lado) considerou procedente a denúncia contra o Mamoré por ter utilizado de forma irregular o meia Vitinho em dois jogos da segunda fase do Campeonato Mineiro do Módulo II. O julgamento com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva foi realizado agora à noite, no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol (TJD/FMF), e determinou a retirada de sete pontos do time de Patos de Minas. (Foto: Erisdalton Andrade - www.agesporte.com.br)


FUNORTE NA PONTA

A DECISÃO coloca o Funorte como primeiro colocado da Chave C a uma rodada do final da segunda fase. O Tricolor mantém os seus seis pontos e saldo de um gol positivo, enquanto o Itaúna, com a mesma pontuação, tem saldo 0. Tombense com cinco e Mamoré, agora com um, completa a classificação.

DOIS JOGOS COM VITINHO

SEM CONTRATO EM vigor, Vitinho foi escalado na derrota para o Tombense (1x2), no dia 21 de abril, e no empate com o próprio Funorte (2x2), no dia 24 de abril. Explicação: a vigência teria terminado no dia 11 de abril e ele jogou depois disso. O regulamento do Módulo II considera como documento oficial o registro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As datas verdadeiras de início e término de seu contrato foram publicadas no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), mas no contrato do clube, constava como limite de registro o dia 11 de junho, assim como na via do jogador. Já o documento da FMF consta a mesma data do BID, mas com uma rasura no local, o que vem incomodando os dirigentes de Patos de Minas.

CLIMA AGITADO

UMA FONTE disse que o clima após o julgamento ficou agitado, com uma série de ameaças por parte dos dirigentes de Patos de Minas de que a denúncia teria sido articulada pelo Funorte. A ameaça, inclusive, segundo a mesma fonte, de mostrar pouca resistência ao Itaúna, que passa a ser o concorrente direto do Formigão pela liderança e o acesso. Obviamente que a decisão do TJD acontece em primeira instância e cabe ao Mamoré recurso no Tribunal Pleno ou até mesmo liminar para suspender a rodada do final de semana que vem, como tentou o Tricordiano quando foi condenado ao final da primeira fase, no caso Breno.


SÓ SE VENCER

MAS INDEPENDENTE deste sucesso no tapetão, o Tricolor vai ter que vencer seu último compromisso pela competição, sábado que vem, em Montes Claros, contra o Tombense, para ser o dono da vaga de acesso à elite do ano que vem. Apenas o líder de cada chave da segunda fase vai subir. Caberá ao FEC vencer e torcer por empate ou vitória do Itaúna pela mesma diferença de gols para ser o primeiro colocado da Chave C pelo saldo de gols, pois empataria em número de pontos com o Itaúna (9).


CARRASCO AO 40

AOS 40 ANOS, o meia Hgamemon ainda consegue ser destaque no Campeonato Mineiro do Módulo II, dando exemplo para muitos jogadores que nem ainda têm a metade de sua idade.
É o artilheiro geral da competição pelo Itaúna com nove gols, três deles em cima do Funorte e apenas três de pênalti. Ele é o mesmo que passou pela primeira versão do Montes Claros Futebol Clube ainda nos anos noventa. (Fotos: Vinnícius Silva - www.futeboldeminas.com.br)

RAPOSA DE OLHO

É FATO. O Cruzeiro está de olho em dois jogadores do Funorte. O ex-zagueiro Paulão, um dos auxiliares do técnico Adilson Batista na Toca da Raposa, veio a Montes Claros para ver em ação o meia atacante Ualisson Picachu (foto abaixo) e o zagueiro Anderson, há três semanas. O relatório está nas mãos da diretoria celeste, que poderá formalizar alguma proposta tão logo termine o Módulo II.


RETORNO DA BASE

MESMO QUE seja para a política de “compra e empréstimos” da Toca da Raposa, que gosta de manter filiais, principalmente em Ipatinga e Governador Valadares, o simples fato merece destaque por dar visibilidade ao trabalho que o Tricolor de Montes Claros vem realizando, principalmente por se tratar de dois atletas vindos das categorias de base. Até porque, mesmo com três anos de investimentos próprios nos times inferiores, o Funorte ainda não vendeu ninguém.


OU PORTUGAL

DESTAQUE na campanha do Módulo II pela regularidade, Picachu também estaria na mira de empresários ligados aos pequenos clubes do futebol português. Em janeiro, teve uma experiência mal sucedida no Paraná. Foi emprestado ao modesto Serrano para ter visibilidade e de repente ser repassado a algum dos três grandes de Curitiba. Mas sequer teve seu contrato registrado e voltou ao Funorte depois de três semanas.


PLANOS EM JANUÁRIA

CAPITÃO DO Funorte até o final do ano passado, o zagueiro Odair se aposentou em janeiro e, de imediato, passou-se a dedicar à carreira de dirigente. É um dos organizadores do projeto para a criação de um time profissional em Januária, a 162 quilômetros de Montes Claros. A meta é de disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão no outro semestre.


SER TÉCNICO

NO ENTANTO, sua ideia é atuar à beira do campo, como treinador. Na condição de ex-jogador, tem o direito de obter o certificado do Conselho Regional de Educação Física (CREFI/Minas Gerais) para exercer a profissão e já até vem trabalhando para isso.

ODAIR DISSE que, por enquanto, não tem interesse em ser empresário de atletas. Quer mesmo ser técnico – base primeiro, depois no profissional - e vai acompanhar todas as competições locais e regionais à procura de novos talentos.
ALIÁS, já começou a fazer isso pelo Campeonato Amador de Montes Claros.
AO MESMO TEMPO, garante que vai ajudar nos projetos sociais na cidade, como a Fundação Sara de ajuda ao tratamento do câncer infantil.
AINDA EM janeiro, doou 37 camisas de sua coleção própria para a entidade, que pretende realizar um leilão para arrecadar recursos para suas ações.
ENTRE AS DOAÇÕES, camisas dos clubes onde atuou: Sporting Braga e Penafiel, ambos de Portugal; Cruzeiro, Atlético, Democrata de Valadares, Araxá e Funorte, em Minas Gerais; além de uniformes que foram trocados com os adversários nos jogos por esses clubes.

4 comentários

Ronaldo disse...

Jilvan,
Sempre acompanho as notícias do Formigão e demais posts do seu blog, mas tenho uma sugestão/crítica a fazer...
Não raramente percebo que ocorrem alterações nos posts, tempos depois de sua postagem, por motivos de erratas ou mesmo acréscimo de informações...
Seria interessante se estes dados fossem inseridos em outras postagens, tendo em vista que os leitores não leem duas vezes a mesma matéria, e muitas vezes não sabem das correções...
Sem mais, parabéns pelo blog!

Christiano Jilvan disse...

Bom dia Ronaldo

De vez em quando, pela velocidade que a notícia exige, realmente algumas informações ou letras a mais precisam ser reparadas e/ou melhoradas. Até mesmo para melhor compreensão. O formato que esse blog oferece impede o dinamismo de postagens com intervalos mais curtos, mas estamos trabalhando em outro formato. Obrigado pela leitura e pelas sugestões. Continue lendo... Abs

Anônimo disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, AM 1580 KHZ - www.radioculturasd.com.br - fundada em 17 de agosto de 1948 passou a ser administrada, em 01/01/2010, pela Sociedade Mineira de Comunicação, empresa sediada em Juiz de Fora-MG:

Diretor Artístico: Sérgio Rodrigues (Radialista, Jornalista e Advogado),

Diretor Administrativo: João Begatti (Radialista, Contador e Professor),

Diretor Comercial: Carlos Ferreira (Radialista e Técnico em Contabilidade),

Gerente de Jornalismo: Alessandra Batista (Jornalista).

Na internet:


www.radioculturasd.com.br
Perfil:


http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10975237624584798666&mt=11
Comunidade:


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
Twitter:

http://twitter.com/radioculturasd

Telefax: (32) 3251-6534

Estúdio: (32) 3251-1580

Leia mais aqui no BLOG:


www.carlosferreirajf.blogspot.com
OBS: O departamento de esportes da Rádio Cultura está viabilizando uma parceria com uma importante EMISSORA de Juiz de Fora para a veiculação do Programa BOLA EM JOGO e as transmissões dos jogos do TUPI (campeonato brasileiro) e do SPORT (campeonato mineiro).


www.carlosferreirajf.blogspot.com

Anônimo disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont AM 1580 transmite neste sábado Tupi e Uberaba pela Série D, e no domingo, o Sport, pelo campeonato mineiro.

Na internet em dois endereços:


www.radioculturasd.com.br

www.radiomineira.com
Participe pelo e-mail: contato@radioculturasd.com.br

 

Carlos Ferreira

Juiz de Fora-MG


www.carlosferreirajf.blogspot.com