Ainda vôlei: peneiras, torneios, Jair, os novos da comissão e Manius chegando

NA BASE DAS PENEIRAS

O grupo do Bonsucesso/Montes Claros terá dois ou até quatro jogadores de Montes Claros ou de cidades do Norte de Minas. Provavelmente nas duas primeiras semanas de junho, em meio à copa do mundo, o clube vai promover peneiradas no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves para observar os jovens talentos para quatro posições: líbero, central, ponteiro e levantador. Os testes serão aos sábados e antes da apresentação do time, sob o comando do próprio técnico Talmo e da diretoria.

PRÓPRIO EXEMPLO

O curioso é que o próprio diretor executivo do Montes Claros/Funadem, Victor Oliveira, foi descoberto dessa forma. Pela boa estatura, arriscou-se em peneiradas do Minas Tênis Clube e foi aprovado, mesmo dominando pouco a parte técnica da modalidade. Até então, era envolvido com o basquete (2,00 metros de altura aos 16 anos).

CHANCES

"Não quer dizer que alguém será escolhido, mas a nossa vontade é de aproveitar alguns valores da cidade. Tem muita gente que joga vôlei há anos, domina fundamentos, mas nunca teve uma chance como essa, por isso estamos otimistas quanto ao aproveitamento de até quatro jogadores", completou o diretor. "Mas também temos que ser realistas. No vôlei, conheço muitos casos de peneiras com mais de mil pessoas, onde apenas um passou; isso pode acontecer".

JAIRZINHO

Como o clube quer apostar em alguém da cidade e mostra a necessidade de contratar um líbero (por enquanto, como foi comentado aqui, Denisson [AEH Athenas] é o nome), a pergunta sobre Jairzinho, nascido em Montes Claros e que disputou a Superliga pela Fátima/UCS, de Caxias do Sul, foi inevitável na coletiva da última quinta-feira. Indagado pelo companheiro jornalista Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, Victor respondeu. "O Jair é um jogador com bagagem; tem experiência de sobra em superligas. Além disso, é muito vibrante e se cobra muito dentro de quadra. Mas como já contratamos um titular não seria bom para a carreira dele vir para ser reserva", explicou Victor, entendendo que o conterrâneo tem mercado.

FÉRIAS

Durante a primeira fase dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), que teve Montes Claros como sede regional, Jair Amintas Neto, o Jairzinho, aproveitou as férias para acompanhar a disputa do vôlei entre as cidades de Grão-Mogol e Montes Claros, válida pela semifinal. Pude conversar com o líbero, que reconheceu a campanha da UCS como satisfatória, afinal foi a oitava colocada na primeira fase e foi eliminada nos play-offs pela própria campeã Cimed/Malwee.

MAS

Jair confirmou que assinou contrato de apenas uma temporada com o time gaúcho e que ainda não havia discutido o lance da renovação. Portanto, estava aberto a outras propostas. Indagado sobre a possibilidade de vir para o Montes Claros depois de confirmada a saída de Tiago Brendle para o Vivo/Minas, o líbero mostrou-se disposto. "Uai, é só conversar", disse, dando a entender a sua disposição em mudar de clube. Mas, por enquanto, com confirmação de Fábio Paes (Sesi/SP) como reforço, o sonho de jogar pelo time da cidade parece adiado.

EM PLENA COPA

O novo grupo do Bonsucesso/Montes Claros vai se apresentar no dia 21 de junho, em plena Copa do Mundo da África do Sul. Na primeira parte da agenda, exames laboratoriais e clínicos, inclusive odontológico. E no dia 1º de julho, início dos primeiros trabalhos com bola. Antes da Superliga, do Campeonato Mineiro e da Copa América de Clubes (Sul-Americano), o time terá torneios amistosos como preparação mais forte para a briga direta desses títulos.

TESTES EM CASA

Em agosto, realizará o II Circuito Internacional de Montes Claros com a participação dos outros dois times mineiros (Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas), além de um convidado de outro estado, provavelmente o Cimed/Malwee, e a Seleção da Argentina. O primeiro teve a participação do Sada e do time Juvenil Argentino e foi disputado no Ginásio da AABB, em agosto passado, já que o Ginásio Tancredo Neves ainda nem havia recebido a reforma. Outro desafio seria a Copa Cidade de Montes Claros.

CONTINENTAL EM CASA


Classificado como um dos três representantes do Brasil para a competição continental, o Montes Claros quer ser sede do Campeonato Sul-Americano ou, na pior das hipóteses, ter o direito de jogar em casa como mandante. Nos próximos dias, o clube pretende enviar à Confederação Brasileira de Vôlei um ofício pedindo para que a competição aconteça na cidade. O campeão será o representante da América do Sul no mundial.


NOVOS NOMES DA COMISSÃO

Se o time está mudando, a comissão técnica também. Talmo de Oliveira continua como o treinador, assim como Jomar de Almeida na fisioterapia. Mesmo com a boa campanha logo na primeira temporada e o reconhecimento da qualidade profissional de cada um deles, o auxiliar técnico Carlos Augusto Oliveira, o "Chiquita", e o preparador físico Guilherme Berriel não tiveram seus contratos renovados.
Indagado o motivo pelo qual não houve o interesse na manutenção da dupla, o diretor Victor Oliveira considerou motivos fora da "parte profissional". Alexandre Stanzioni, que esteve como auxiliar de Rubinho no Brasil Vôlei Clube, e Leandro Lardoni, preparador físico da seleção-brasileira infanto-juvenil são os dois nomes cogitados para as vagas

MANIUS

Nada de João Paulo Bravo. O ponteiro que o Montes Claros foi buscar na Turquia é o veterano Manius, de 34 anos, que passou pelo vôlei Italiano por quatro temporadas antes de ir para o País de Ankara. Gaúcho, o jogador foi anunciado pela assessoria do próprio clube através de nota oficial.




aaa

3 comentários

Wellington Costa disse...

Posso estar enganado em relação a Fábio Paes (ex-líbero do SESI-SP), quanto a sua qualidade. Mesmo porque, por mais que me esforce não consigo me lembrar dele atuando. Acho que a pergunta que fica no ar é: Porque não o Jair do Fátima/UCS? Já que mostrou se um excelente líbero, não só pela qualidade, mas pela vibração e doação que demonstra dentro de quadra. Sem contar que ele é de Montes Claros e já demonstrou interesse em atuar pelo time da sua cidade. Abre olho Victor... Traz o rapaz e coloca esse Fábio Paes na reserva.

Anônimo disse...

GENTE PESSOAL DO MONTES CLARO QUERO SABER SE E VERDADE SE VAI TER PENEIRA DE VOLEI EM TEOFILO OTONI PORQUE SE FOR DE GRAÇA EU SOU DE FAMILIA POBRE NÃO CONDIÇÃO PARA PAGAR UM TESTE DE VOLEI EU JOGO DE ATACANTE ENTRADA DE REDE SOU DIREITO E TENHO 15 ANOS FAÇO 16 AGORA DIA 16 DE SETEMBRO EU QUERO ME TORNA UM PROFISSIONAL MAIS NÃO TENHO CONDIÇOÃ POSSO CONTAR COM A AJUDA DE VOCÊS? EU ESTOU QUERENDO PARTICIPAR DA PENEIRA ME RESPONDA NO MEU EMAIL E tairohenrique1@hotmail.com ABRAÇOS PARA VCS EU SOU FÃ DO MONTES CLARO DE VOLEI E ADIMIRO O LORENA E O LEVANTADOR .. ME RESPONDEM VOU ESTAR ESPERANDO ...JAMPRUCA - MINAS GERAIS FICA PERTO DE VALADARES E ANTES DE TEOFILO OTONI ... VOU ESTAR ESPERANDO

Anônimo disse...

QUERIA SABER SE VAI TER OUTRA PENEIRA NO TIME DE MONTES CLAROS
SOU DE 7 LAGOAS-MG
JOGO DE CENTRAL - ALTURA -2,01
NASCIDO-24/12/1992
QUALQUER COISA ADC.
ORKUT-NEILSON@GIGANTE.COM
MSN- NEILSON.7L@HOTMAIL.CO