Rústica reúne 40 escolas neste sábado

SÃO 800 inscritos e os melhores serão convidados para equipes de competição em projeto do Exército de iniciação no atletismo

Aquecimento dos atletas na edição do ano passado da Rústica
UMA DAS principais vitrines de incentivo à iniciação esportiva está volta ao calendário esportivo de Montes Claros neste sábado, com a 17ª edição da Corrida Rústica Escolar. A prova acontece neste sábado, a partir das 8 horas, ao redor do Lago Norte (Interlagos), com estudantes de 40 escolas, sendo 35 municipais e as demais estaduais. A novidade fica por conta da presença de alunos de sete escolas da zona rural – algumas a 1h30 de viagem do local da prova.

A PROMOÇÃO é da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Desenvolvimento do Programa Escola em Tempo Integral. São parceiros da iniciativa a Unimontes, Secretaria Municipal de Saúde, Funorte, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, MC Trans e Copasa. O suporte envolverá quase 300 pessoas, além dos professores das escolas participantes e o percurso é de 2,4 mil metros.

AS INSCRIÇÕES foram encerradas ontem e o coordenador geral da prova, Walter Moura, explicou à VENETA que o limite de 800 participantes foi atingido. “[Desde ontem] Trabalhos agora na identificação do cadastro de cada atleta para a divisão por categorias. Importante ressaltar que o propósito incluso da rústica segue fortalecimento, com a participação de portadores de deficiências”, disse Walter, em conversa com a VENETA na tarde dessa quinta-feira.

WALTER ADIANTOU que o controle dos tempos será feito manualmente, com a participação de acadêmicos de cursos de Educação Física que já são estagiários nestas escolas.

REFORÇO

CRISTIAN RICARDO Bertolino é o coordenador técnico da Rústica e adiantou que a expectativa para esta edição é dar oportunidades aos atletas mais bem colocados. Segundo ele, os primeiros colocados de cada categoria serão convidados a participar de uma equipe de competição da cidade em provas de base. A proposta mostra sintonia com o projeto de atletismo que o município já possui em parceria com o 55º Batalhão de Infantaria do Exército – “Força no Esporte” –, que atende 200 alunos no contra-turno escolar.

“A PROPOSTA é de inseri-las neste projeto que o município já desenvolve com o Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro”, completou Cristian. A Rústica será disputada nas categorias Pré-Mirim (10/11 anos), Mirim (12/13), Infantil (13/14), Infanto (15/16) e Deficientes. A premiação será entregue aos três primeiros lugares masculino e feminino. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário