Travessia ecológica promete decifrar a Serra do Cabral

ROTEIRO PARA os amantes do trekking contempla área do parque estadual com cachoeiras, grutas, veredas e maciços; desafio será de 40 KM em dois dias

Vista aérea de um dos maciços da Serra do Cabral; roteiro vai além: com rios, veredas e mata fechada
PELO MENOS de nome ou de vista, mesmo que de longe, os montes-clarenses conhecem o conjunto de montanhas da Serra do Cabral, que fica rente à BR-135 para quem vai a Belo Horizonte. De perto, o lugar que cerca as cidades de Buenópolis e Joaquim Felício vai bem mais além do que pedras e árvores. Combina uma série de cenários: cachoeiras, sítios arqueológicos, maciços, campinas, grutas, veredas, lagoas, riachos e trilhas.

COMPARTILHAR ESTE roteiro transformou-se numa ideia de quem já esteve lá: fazer uma travessia pelos lugares mais marcantes da Serra, com a participação aberta de quem é adepto ao trekking, nome esportivo para a caminhada em meio à natureza livre.

SERÁ NOS dias 3 e 4 de novembro, promoção da Bicho do Mato Eventos. A organização é de Fáusio Silva, nome conhecido do pessoal do mundo radical na organização de enduros, provas de mountain bike e trekking.

Uma das veredas já definidas para o percurso da Travessia (fotos: Fáusio Silva)
COMO

A 1ª Travessia - Desafio Serra do Cabral sairá de Buenópolis, com a previsão de cobrir 40 quilômetros. A idade mínima para participar é de 16 anos, com limite de 80 inscrições para melhor controle.

“VAI SER algo bastante contemplativo para quem gosta de natureza. Muito dos lugares estão intactos, cuja visitação é controlada justamente para preservar”, explica Fáusio à VENETA. Segundo ele, os guias treinados e credenciados, que monitoram a visitação à Serra do Cabral estarão conduzindo os participantes da Travessia.

A PROJEÇÃO é de 20 quilômetros em cada um dos dias. Os participantes vão a pé – é claro – e haverá acompanhamento de carro de apoio para transporte dos itens pessoais, cobertura com enfermeiros profissionais, veículos de resgate e apoio no fornecimento de água e frutas. Um café da manhã colonial vai abrir o evento.

A FAZENDA conhecida como “do Senhor Alberto” será o ponto neutro para o descanso, almoço e jantar (inclusos na inscrição). Os participantes podem optar em pernoitar no local, numa área de camping (as barracas serão de responsabilidade de cada inscrito) ou dormir da área urbana de Buenópolis. Haverá transporte de ônibus do local para o hotel de preferência do participante.

AINDA SEGUNDO Fáusio, o valor da inscrição atende a participação no evento, café da manhã e refeições, além da medalha de participação. O transporte entre Montes Claros e Buenópolis será por conta dos participantes, mas quem preferir ir de ônibus haverá um fretamento com valor adicional de R$ 40,00 por pessoa (ida e volta). “Pensamos em algumas alternativas de logística. Fica a critério do interessado ir em carro próprio, já que é um evento para a família, ou ir no ônibus que estamos providenciando”, finaliza. O valor da inscrição é de R$ 100,00. Mais informações pelos telefones (38) 9.9102-4789 (WhatApp) ou 9.9180-9097.

Nenhum comentário