Bronze no mundial de Sampa

MONTES-CLARENSE Renato Costa e Silva chega ao pódio na competição internacional de Jiu Jitsu Esportivo

O MONTES-CLARENSE Renato Costa e Silva, da equipe Gracie Barra Caveirinha/FW 13, conquistou o terceiro lugar geral da categoria “Adulto Pesadíssimo” – 97 quilos acima (faixa azul) -, do Campeonato Mundial de “Jiu Jitsu Esportivo”, realizado no último fim de semana, no complexo esportivo do Ibirapuera, em São Paulo/SP. Em Salvador/BA, ele já havia alcançado o título do Sul-americano da modalidade, na mesma categoria.

NA SUA avaliação, uma lesão o impediu de brigar diretamente pelo título na capital paulista. A uma semana da competição mundial, Renato sofreu uma queda de moto, o lhe provocou uma luxação no ombro esquerdo. “O desconforto era inevitável, mas me concentrei de tal forma que consegui vencer as três primeiras lutas”, disse o lutador. No quarto combate não teve jeito. Assim que foi derrubado pelo oponente sentiu as dores de forma mais intensa e a luta teve que ser paralisada.

DE QUALQUER maneira, Renato comemora o bronze no mundial. Praticante de Jiu Jitsu há nove de seus 24 anos, ele cumpriu uma maratona de três a quatro treinos por semana. “O ritmo até poderia ser maior, mas a gente tem que conciliar o esporte com o trabalho”.

NO MUNDIAL de São Paulo, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE), uma das entidades oficiais para o esporte no Brasil ao lado da Liga Brasileira e da Confederação Brasileira, a cidade teve outros sete atletas, mas apenas Renato voltou para casa com medalhas.

NA BAHIA

JÁ NO
Sul-americano, realizado há pouco mais de um mês, além do título de Renato Costa, Montes Claros alcançou outros dois resultados de destaque com Marco Antonio Barbosa Santos (Negão), segundo colocado na categoria Master Superpesado (acima de 100,5 quilos) e terceiro no Absoluto; e com Eliechiton Leopoldo, bronze na Master Pesado (até 94,3 quilos).


EM MAIO, o trio ainda competiu na Copa Leão Dourado, em Betim (Grande BH), considerada a principal competição de Minas para o Jiu Jitsu Esportivo. Nela, Renato foi o campeão na categoria absoluto.

Nenhum comentário