No cumprimento da tabela

JÁ ELIMINADOS, times de Montes Claros jogam pelo Mineiro Júnior: Funorte pelo ranking e Victória por despedida honrosa

Funorte está eliminado, mas quer somar pontos no ranking na base (foto: Cid Bruno)
MATEMATICAMENTE ELIMINADOS da briga para chegar ao Hexagonal Final, Funorte e Victória Clube cumprem tabela em suas chaves da primeira fase do Campeonato Mineiro Júnior Sub-20. Os jogos deste sábado valem pela 4ª rodada do returno.

COM APENAS quatro pontos até aqui, o Funorte visita o União, em Itabirito, às 15h30, no Estádio Alberto Woods. O adversário já tem 10 pontos, o máximo que os montes-clarenses podem alcançar. E na rodada final o União enfrentará o Araxá, que também já tem 10 pontos. Ou seja, certamente um deles passará o FEC no fechamento da primeira fase.

SE NÃO há mais chances matemáticas de garantir a segunda vaga classificatória, pelo menos há vontade de fechar a competição com mais duas vitórias, que colocaria o time entre a 7ª e a 10ª colocação geral.

A IMPORTÂNCIA de somar pontos tem explicação: a Federação Mineira de Futebol estabeleceu um ranking para as categorias de base a partir das cinco últimas competições juniores. E neste período, o Funorte alcançou a quinta colocação geral atrás apenas de Cruzeiro, Atlético, América e Villa Nova.

E O ranking é critério da FMF não apenas para os sorteios das chaves da própria categoria júnior, mas também para convites para disputas de outras competições de base no Estado. Agora, por exemplo, o FEC vive a expectativa de ser um dos mineiros entre os 40 participantes da próxima Copa BH, que a partir deste ano será restrita à categoria sub-17 (Juvenil).

VICTÓRIA

“ADOTADO” POR Bocaiúva, depois que se viu obrigado a se filiar na cidade vizinha por causa da ausência de diretoria na Liga de Montes Claros, o novato Victória receberá em casa o CGP Lavras, às 15h, no Estádio José Levi dos Santos. O time tem apenas um ponto ganho na Chave A e vai cumprir o restante a tabela com um elenco reduzido.

Victória faz o último jogo como mandante e tenta vencer a primeira em Bocaiuva
NO DECORRER das últimas semanas, nada menos que 20 jogadores deixaram o clube diante da eliminação precoce, mesmo que ainda faltem três jogos para encerrar sua participação no Mineiro Júnior. Além do CGP, o time jogará também contra o Villa Nova (Nova Lima, dia 6/6), e contra o Atlético (Cidade do Galo, dia 10/6).

ANTES DAS saídas, o grupo estava inchado, com 45 garotos registrados. Entre aqueles que ficaram estão pelo menos cinco jogadores ainda em idade juvenil, com 17 anos. Outros oito, da mesma faixa etária, foram incorporados ao time Sub-20. Mesmo diante de alguns atropelos financeiros no Mineiro Júnior, o clube faz planos para disputar os estaduais Juvenil e Infantil.

OUTRA INFORMAÇÃO nesta semana foi a saída de Altair Leal, o Kuíca, da linha de frente do Victória. No início da competição, ele foi o técnico e depois passou a responder pela diretoria de futebol. Segundo o presidente Reynaldo Dimas, a decisão dele é pessoal, tendo em vista sua necessidade de se recuperar de uma cirurgia na perna. “Ele não faz mais parte do clube, mas continuamos com as portas abertas caso um dia queira voltar”, disse Reynaldo. (Foto: Alex Sezko)

Nenhum comentário