Pilotos de mais de vinte cidades são esperados na 2ª etapa do Regional de Motocross

PROVA INTEGRA o Motofest e será neste fim de semana, em pista às margens do Rio São Francisco, em Pirapora

Temporada começou em Mocabinho e prossegue em Pirapora neste fim de semana (Eduardo Coxe)
O HISTÓRICO de participações na abertura da temporada, realizada no início de maio, pode justificar a expectativa dos organizadores em receber pilotos de mais de 20 cidades diferentes na disputa da segunda prova do Campeonato Norte-Mineiro de Motocross, marcada para este domingo, em Pirapora. 

A ATRAÇÃO radical é organizada pela Associação Norte-Mineira de Motociclismo (ANM) faz parte das comemorações pelo aniversário de 107 anos da cidade ribeirinha, além de integrar a programação do “Motofest”, evento do motoclube "Dourados do Asfalto" e que terá, ainda, o Trilhão organizado pelo grupo “Roias do Cerrado” (sábado), encontro nacional de motociclistas, exposição de automóveis antigos e motochurrasco, além de shows de rock.

A PRIMEIRA etapa do Motocross regional aconteceu em 1º de maio, em Mocambinho, distrito de Jaíba. Teve mais de 80 pilotos de 19 cidades diferentes, sendo 14 do Norte de Minas, duas de outras regiões do Estado (Central e Metropolitana) e de três cidades baianas (Guanambi, Morrinhos e Caetité).

REDUTOS

A PROXIMIDADE de Pirapora com redutos de pilotos de motocross, como Uberlândia, Patos de Minas, Belo Horizonte, Sete Lagoas e Capelinha, ajuda na projeção de ampliar a representatividade de cidades. A pista para a prova é toda nova: construída próximo à orla, tem o Rio São Francisco como cenário. São 650 metros de extensão e um traçado sem interferências no cenário original.


Os campeões da temporada de 2018 serão premiados ao final do evento em Pirapora (Alex Sezko)
OS TREINOS para reconhecimento serão abertos ainda na tarde desta sexta-feira, às 16h30. No sábado, às 17 horas, nova sessão de treinos livres para adaptação ao roteiro. No domingo, às 10 horas, acontecem os treinos oficiais para a definição das baterias de cada categoria. As primeiras provas serão às 13 horas, com premiação e homenagens por volta das 18 horas.

PRESIDENTE DA ANM, Tico Cordeiro explica que a ideia de montar a pista às margens do rio foi proposital, já que a orla concentrará toda a programação do Motofest e do aniversário em geral. Por outro lado, reforça que os resultados de Mocambinho mesmo sendo a prova de abertura de 2019, também foram considerados para o fechamento da temporada anterior, considerando, ainda, a somatória com as pontuações das duas provas que foram realizadas em 2018.


Flagrante da última prova realizada em Pirapora, há dois anos (Foto: Eduardo Coxe)
E COMPLETA: "o calendário passado foi reduzido para apenas duas provas por motivos de força maior, já que algumas cidades sofreram com a queda de arrecadação e de repasses oficiais e, por isso, cancelaram suas etapas", explica. E para ter uma classificação justa, acrescenta, "optamos em somar a classificação da primeira corrida deste ano".


Primeira prova teve mais de 80 pilotos
CAMPEÕES

CURIOSAMENTE, EM três categorias, os melhores são de cidades de fora da região: dois de Guanambi, no Sul da Bahia, e um da Capital Mineira. Pela primeira vez, pilotos baianos conquistaram o título norte-mineiro. Um deles foi Leonardo Santos, o Leozinho. Januária também teve dois campeões.

DESTA FORMA, os campeões norte-mineiros de 2018, que serão premiados no encerramento das atividades em Pirapora, são: FEMININO - Ana Carolina (Mocambinho), 47 pontos; INICIANTE – José Carlos “Zeca” (Januária), 42 pontos; INTERMEDIÁRIA FORÇA LIVRE – Marcos Gabriel “Bi” (Januária), 67 pontos; MX-1 – Leozinho (Guanambi/BA), 59 pontos; MX-45 – Djalma Pinto (Guanambi/BA), 53 pontos; MX-35 – Danilo Farley (Janaúba), 68 pontos; NACIONAL B – Pedro Henrique (Taiobeiras), 61 pontos; NACIONAL FORÇA LIVRE – Marco Antônio (Belo Horizonte), 70 pontos.


Leonardo Santos, o Leozinho, é um dos primeiros baianos a conquistar título no Circuito Norte-Mineiro

Nenhum comentário