Copa José Maria Melo fecha 5ª edição com campeões inéditos

TODAS AS finais foram equilibradas; edição 2019 pode ter pelo menos uma sede fora de Montes Claros

FC Unimontes comemora com a torcida a primeira conquista dentro da Copa José Maria Melo (Fotos: De Veneta)
NA BASE, todos os campeões em 2019 são inéditos. E no futebol feminino, com a primeira competição para a categoria em Montes Claros, a perspectiva é de, agora em diante, consolidar os projetos na região (veja matéria). Este é o resumo do que foi o último dia da 5ª Copa José Maria Melo.

FORAM QUATRO finais no domingo, no estádio de mesmo nome e diante de um público próximo às mil pessoas. A adesão de mais de dez cidades neste ano faz a organização pensar, para o ano que vem, em criar pelo menos uma sede fora de Montes Claros. Foram 54 jogos com o envolvimento de 1,7 mil atletas durante pouco mais de um mês de competição.

SUB-16

NA PRIMEIRA decisão, o Futebol Clube Unimontes, projeto oriundo da escolinha da Universidade, chegou ao título invicto depois de vencer o time do Projeto Cidadão do Amanhã por 2 a 0, gols de Wallace e Luisinho – um em cada tempo. A campanha sob o comando do técnico Alexandre Caribé foi invicta, com destaque para a força de ataque: média próxima a três gols por jogo (17 em seis jogos). O time teve ainda o artilheiro geral: Vitinho, com seis gols.

Na final do Sub-14, o Funorte conseguiu por fim à hegemonia de quatro anos de títulos de Pedras de Maria da Cruz
SUB-14

ESTA FOI a única final decidida pelas cobranças de pênalti após um empate sem gols no tempo normal, entre a Desportiva de Pedras de Maria da Cruz e o Funorte Esporte Clube, que levou a campo a maioria dos atletas que disputa a fase estadual da Copa Brasileirinho.

CADA TIME desperdiçou uma cobrança (4x4). Após a terceira série alternada, o goleiro do Funorte fez a defesa que garantiu a vitória por 7x6 e o título inédito. Até então, o FEC havia conquistado somente o vice-campeonato em outras categorias nas edições anteriores da Copa.

Decisão do Sub-12 teve o FEC e a novata Escolinha da BR-135 e também foi definida por apenas um gol de diferença
SUB-12

COM UM gol em cada tempo, o atacante João Victor foi o destaque na conquista do título. Por 2 a 1, o Funorte venceu a Escolinha BR-135, que descontou no placar com Luiz Emanuel. Quando a Copa foi lançada, havia somente a categoria Sub-12, que retornou neste ano.

Campeões por categorias

Sub-12 – Pedras de Maria da Cruz (2015)
Sub-13 - Pedras de Maria da Cruz (2016)
Sub-14 – Pedras de Maria da Cruz (2017)
Sub-15 – Gol de Ouro (2018)
Sub-16 – Gol de Ouro (2017)
Sub-17 – Pedras de Maria da Cruz (2018)
Sub-19 – Cassimiro de Abreu (2018)

Vencedores em 2019

Sub-12 – Funorte
Sub-14 – Funorte
Sub-16 – FC Unimontes
Feminino – Escola Estadual Carlos Albuquerque (“Carlão” FC)

Nenhum comentário