Domínio do Vale nas quatro categorias do Enduro em Turmalina

PILOTOS DA casa vencem na terceira prova do ano, mas liderança na classificação geral após três sedes é de Montes Claros - em três categorias

Fabiano Gomes foi 3º na categoria e está na vice-liderança Júnior na classificação geral (Fotos Ângelo Savastano)
O PRIMEIRO ciclo foi fechado. Depois do Norte de Minas (fevereiro) e da Central (março), foi a vez do Vale do Jequitinhonha receber uma prova do Campeonato Centro Norte-Mineiro de Enduro de Regularidade. A prova que cumpriu a última das três regiões previstas no calendário da temporada 2019 foi realizada no último domingo, em Turmalina, com o recorde de pilotos até aqui: 63 competidores.

NO SEGUNDO semestre, conforme divulgado pelo blog no início do ano, o roteiro terá ainda mais duas provas na volta ao Norte de Minas e uma no Vale do Jequitinhonha: São João das Missões (23 de junho), Diamantina (15 de setembro) e Januária ou Porteirinha (20 de outubro). Há no planejamento, ainda, o Enduro dos Montes, prova extra em Montes Claros, para novembro.

COMO FOI

O “RESUMO da ópera” foi de uma prova bem exigente em Turmalina. E você já leu isto por aqui, mas acontece que a história se repete no perfil das provas: o alto grau de resistência que os pilotos precisam. Lá, foi para cumprir os 128 quilômetros divididos nas duas etapas. A direção de prova definiu o roteiro como "de tudo um pouco que o Vale do Jequitinhonha oferece".

“A REGIÃO é de serras, com o relevo bem acidentado. Não bastasse isto, havia muita pedra nas trilhas escolhidas e alguns trechos de mata bem fechada e de terra batida; e outros com descidas e rios. Foi de tudo um pouco”, resumiu Júnior Mendes, o Júnior Danone, presidente do Trail Clube do Norte de Minas (TCNM), entidade organizadora do Campeonato.

TURISMO – UMA forma para difundir ainda mais o enduro de regularidade foi criar a categoria Turismo nesta temporada, mas que não entra no controle de tempo e nem contagem de pontos. É uma aproximação dos trilheiros do dia a dia com os pilotos de competição.

Adesão considerável dos praticantes de trilhas à categoria Turismo; 16 deles em Turmalina
“A GENTE percebeu que, desde o ano passado, as pessoas que gostam de enduro, mas sem vontade de competir, se aproximavam do ambiente da prova para fazer a mesma trilha. Só que houve alguns casos de comprometimento no ritmo da prova e aí resolvemos nos organizar: pode-se dizer que a categoria Turismo é uma espécie de passeio pelo roteiro da prova, com direito a jalecos e um piloto como guia pelas trilhas, que começa só depois da largada do último competidor, mas sem exigência da navegação. Dá oportunidade a quem quer conhecer mais os detalhes sobre o enduro de regularidade”, completa Júnior Danone.

DOMÍNIO

NA SOMATÓRIA das duas etapas, não houve nenhum piloto de Montes Claros no primeiro lugar de cada categoria. O domínio foi dos representantes do Vale. Mateus Caldeira Ramos venceu na Sênior e Claiton Siqueira na Júnior, ambos de Turmalina. Thamir Figueiredo, de Leme do Pedro, foi o campeão na categoria Estreante. “De fora” do Vale, o destaque foi Luciano Vasconcelos Paiva, de Sete Lagoas, que venceu a categoria dos Novatos.

NO ENTANTO, os montes-clarenses conseguiram quatro pódios em Turmalina, com dois segundos lugares e dois terceiros (Júnior e Sênior).
Juninho Galego fez um dos quatro pódios de Montes Claros na prova de Turmalina, no último fim de semana
MAS SE for considerada a classificação geral após as três provas do ano, o domínio na classificação geral das quatro categorias é da maior cidade do Norte de Minas. Das quatro tabelas, Montes Claros lidera três, com Pablo Bororó (Sênior), Bruno Soares “Da Cachaça” (Júnior) e Fernando Trindade (Estreante). Marco Aurélio de Souza, de Capelinha, está à frente entre os Novatos.

>> Clique aqui para ver o resultado geral

CLASSIFICAÇÃO – 3ª PROVA

TURMALINA


SÊNIOR
1 – Mateus Caldeira Brant (Turmalina)
980 pontos perdidos

2 – Pablo Dias “Bororó (Montes Claros)
1763 pontos perdidos

3 – Júnior Galego (Montes Claros)
1863 pontos perdidos

JÚNIOR
1 – Claiton Siqueira (Turmalina)
30,5 mil pontos perdidos

2 – Bruno Soares Santos “Da Cachaça” (Montes Claros)
34,5 mil pontos perdidos

3 – Fabiano Gomes (Montes Claros)
53,8 mil pontos perdidos

NOVATOS
1 – Luciano Vasconcelos (Sete Lagoas)
623 pontos perdidos

2 – Marcelo Ferreira Sousa (Diamantina)
4088 pontos perdidos

3 – Marco Aurélio Souza (Diamantina)
6645 pontos perdidos

ESTREANTE
1 – Thamir Antunes (Leme do Prado)
2549 pontos perdidos

2 – Vinícius Pinheiro Ramos (Turmalina)
7101 pontos perdidos

3 – Adriano Barbosa Macedo (Turmalina)
13,3 mil pontos perdidos

4 – Lucas Cardoso (Turmalina)
16,3 mil pontos perdidos

5 – Luís Guilherme Pinheiro Guedes (Francisco Badaró)
24,1 mil pontos perdidos

Nenhum comentário