Montes Claros Esporte oficializa desistência em disputar a 2º Divisão MG

EM NOTA, clube alega "dificuldade financeira e falta de resposta sobre apoio municipal"; para secretaria "investimento público em clube privado deve ser visto com cautela e prudência”


DADO COMO certo na disputa em 2019, o Montes Claros Esporte Clube surpreendeu nesta manhã, ao publicar nota oficial em que comunica que não disputará o próximo Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O último dia para inscrições é nesta quinta-feira (9 de maio), conforme ofício da FMF e não há perspectiva de prorrogação do prazo. Há 20 dias, o clube havia promovido uma coletiva para anunciar o planejamento como parcerias com clubes de BH.

CONFORME A nota, distribuída à imprensa pelo presidente Andrey Souza por meio do WhatsApp e e-mail e publicada nas redes sociais do clube, o argumento para a decisão está "na falta de recursos necessários” e na indefinição em ter uma resposta ao “pedido de apoio” público da Prefeitura “para a equipe”. Ainda na nota, alega que protocolou a solicitação de ajuda na primeira semana de abril e, até então, “não teve qualquer resposta”. O clube fala ainda em “desilusão pela interrupção do projeto”.

EM OUTRO momento, a direção do MCEC havia informado extraoficialmente ao blog que precisaria de uma ajuda de custo próxima a R$ 120 mil para a temporada 2019 – dois meses de preparação e outros três meses de competição. A parceria com o município, ainda conforme o clube, é uma tendência na competição, já que a maioria dos clubes que disputou a Segundona em 2018 teve o apoio público de alguma forma.

FALA PREFEITURA

PROCURADA PELO blog, a Secretaria de Esportes respondeu sobre o fato e garante que, “em nenhum momento fez algum tipo de compromisso em relação ao apoio à equipe de futebol do MCEC”. Ainda conforme o secretário de esportes, Igor Dias, “o projeto apresentado ao município continua sendo analisado pela equipe da Secretaria em relação aos seus aspectos esportivos e técnicos e a sua viabilidade financeira”. 

SEGUNDO A Secretaria, “o Município ainda está passando por uma situação econômica delicada, em parte por causa das dificuldades vividas pelo Estado, e qualquer tipo de investimento público em um time de futebol da iniciativa privada deve ser visto com cautela e prudência neste momento”.

O MCEC foi fundado em 2003 como clube-empresa pelo mesmo proprietário do Montes Claros FC, Ville Mocellin. No ano passado, ele negociou 50% do clube, que passou a ser gerido por Andrey Souza, que até então estava à frente somente do Montes Claros Vôlei.

O MONTES Claros Esporte disputou a Segundona de 2018 e ficou na sexta colocação e acabou eliminado ainda na primeira fase. Fez a melhor campanha como mandante, com 100% de aproveitamento, mas como visitante teve um dos piores rendimentos: apenas um ponto em 18 possíveis.

Um comentário

Anônimo disse...

É lamentável que uma cidade do Porte de Montes claros, não consegue manter um time na mais inferior divisão do Estado, enquanto tem cidades de Mg que tem menos de um terço da população de Montes Claros e tem equipe que disputa é divisão do campeonato Brasileiro, realmente Montes claros, pensa pequeno neste sentido e deve disputar mesmo é campeonato amador, rural ou varzeano, para levar pelo menos este tipo de lazer para a população que gosta do esporte