Domínio de Montes Claros nos pódios do "Enduro do Balaio"

Bororó venceu na Sênior, mas foi o melhor na classificação entre todos os inscritos (FOTOS: Savastano Photo Sport)
PRIMEIRA PROVA do ano ficou marcada pelo número grande de pontos perdidos entre os 47 inscritos; desafio segue em Sete Lagoas, em 24/3

POR MAIS manjada que a trilha seja, lembremos que haverá um “balaio” no meio do caminho. O termo é dos mais temidos pelos pilotos e resume os trechos onde estão escondidos os postos de controle (PC’s), que são determinantes para cumprir o tempo dentro da planilha. Pois bem, as trilhas embora bem conhecidas, combinadas aos balaios, resumem como foi a primeira prova do ano do agora Campeonato Centro-Norte-Mineiro de Enduro de Regularidade, realizada no domingo, em Montes Claros.

Júnior Mendes, o Danone (E), presidente do TCNM
COM O formato ampliado para pilotos do Norte, Vale do Jequitinhonha, Centro e Metropolitana, o nível de competitividade subiu, mas não é que o domínio foi dos donos da casa?

SÓ VITÓRIAS domésticas: Gustavo Viana (Estreante), Mailson Rosa (Novatos), Luiz Fernando Oliveira (Júnior) e Pablo Dias “Bororó (Sênior), que, aliás, no geral foi o piloto com o menor número de pontos perdidos.


FORAM 47 pilotos nas quatro categorias que assumiram o desafio dos 110 quilômetros da prova, divididos em duas etapas, com direito a novidades, a começar pelo novo suporte na cronometragem em GPS e apuração, com a Totem.

DE PONTA

Janjão Santiago e Ângelo Savastano
NÃO MENOS importante, a cobertura fotográfica de Ângelo Savastano, um dos mais renomados profissionais no registro off-road do Brasil, e a volta à cidade de Janjão Santiago, pentacampeão norte-mineiro de enduro que trocou a moto pelas coberturas jornalísticas de competições de moto e outros lugares do Brasil e do Exterior e atualmente assessor da equipe O2 BH.
“A CONCLUSÃO da primeira prova diz muito o quanto vale a pena trabalhar pelo enduro regional. As superações são muitas, desde o acerto dos custos, a estrutura e o suporte”, pontuou o presidente do Trail Clube do Norte de Minas (TCNM), Júnior “Danone” Mendes.
IMPOSSÍVEL NÃO agradecer aos tantos voluntários que fazem isso acontecer por paixão e vontade própria, sem nada em troca. Claro que há algumas arestas para a próxima prova, mas algo bem menor do que começar do zero, como foi neste primeiro enduro”, completou Danone, em conversa com a VENETA.

FALA DIRETOR

Fáusio Silva, diretor de prova
SOBRE O que foi relatado no primeiro parágrafo – a combinação de trilhas “manjadas” e os balaios –, o diretor de prova Fáusio “Bicho do Mato” Silva pontuou: “a maioria elogiou o percurso, o que é mais importante. Os graus de dificuldade das trilhas por aqui são parecidos, então, quis resgatar trechos que não eram usados em provas há mais de 15 anos, mas que fazem parte das trilhas do dia a dia da maioria dos pilotos. Já os balaios nunca são demais; bastava ter disciplina com a planilha e concentração com os 65 PC’s definidos”.

AS PLANILHAS são feitas a partir da montagem do percurso pelo diretor de provas. O tempo estimado por ele entre um PC e outro deve ser seguido à risca pelo piloto. A perda de pontos acontece se o competidor se adiantar ou se atrasar conforme a planilha. Pablo Bororó, por exemplo, perdeu somente 577 pontos, sendo 191 na 1ª etapa de 60 quilômetros e outros 386 na segunda (50 KMs).

BORORÓ DESBANCOU o campeão invicto de 2018, Júnior Galego, que tem cinco títulos regionais e que ficou em terceiro neste primeiro enduro do ano. Galego, aliás, perdeu três vezes mais pontos que Bororó (1842). "Ele (Pablo) andou muito mesmo", resumiu Galego.

CLASSIFICAÇÃO

Categoria sênior

1º) Pablo Dias Batista - Montes Claros
2º) Cássio Ricardo Ferreira - Santo Antônio dos Monte
3º) Juninho Galego - Montes Claros

Categoria Júnior
1º) Luiz Fernando Oliveira - Montes Claros
2º) Joelbert Mendes Costa - Januária
3º) Bruno Luciano Soares - Montes Claros

Regularidade, literalmente, garantiu o título para Maílson Rosa, que não venceu primeiro em nenhuma das etapas
Categoria Novato

1º) Mailson Rosa - Montes Claros
2º) Luiz Otavio Oliveira - Montes Claros
3º) Marcos Aurélio Fernandes - Capelinha

Categoria Estreante


1º) Gustavo Martins Viana - Montes Claros
2º) Daniel Prates Maia - Montes Claros
3º) Adriano Macedo - Turmalina
4º) Fernando Novais  - Montes Claros
5º) Phelipe Santos Fonseca - Montes Claros

Como incentivo ao surgimento de novos competidores, pódio da Estreante é o único com cinco premiações

Nenhum comentário