Três de Montes Claros querem o Mineiro Júnior, mas dependem de critérios da FMF

MONTES CLAROS Esporte está mais próximo de ser confirmado na disputa; Cassimiro e Funorte dependeriam de mudança de critério; veja o que a DCO diz


CASSIMIRO DE Abreu, Funorte e Montes Claros Esporte já manifestaram à VENETA sobre o interesse em disputar o Mineiro Sub-20, a disputa federada para a categoria júnior em 2019. No entanto, pelo primeiro posicionamento da FMF, o Bicho larga na frente no projeto. 

SEGUNDO APUROU o blog, a intenção da Diretoria de Competições da Federação Mineira de Futebol é de manter o formato deste ano, quando o Campeonato abriu a inscrição somente para os clubes que disputaram alguma competição profissional na temporada anterior. O MCEC esteve na Segundona Mineira e terminou na 6ª posição.

“SOBRE O Mineiro Sub-20 de 2019, há uma tendência para a manutenção do requisito de o clube ter participado de competição profissional em 2018”, explicou à VENETA o gerente de competições da FMF, Rafael de Souza Barros.

"NÍVEL"

Rafael Barros é gerente de competições
SEGUNDO ELE, a proposta da Federação em restringir esta participação visa o aumento do nível competitivo, o equilíbrio, a organização do Campeonato e, ainda, incentivar a formação adequada de atletas. Ainda conforme Rafael, não há, por enquanto, uma projeção sobre limite de inscritos.

“É UMA tendência, mas não está nada definido”, acrescenta. “Internamente, estamos estudando várias demandas e soluções para este campeonato e as demais disputas de base”, conta Rafael, ao acrescentar que não há, ainda, um calendário específico para a base.

O MINEIRO Sub-20 deste ano foi conquistado pelo Cruzeiro e contou com a participação de 12 clubes, todos eles com registro de competições profissionais em 2017 (Módulo I, Módulo II e Segunda Divisão).

CLUBES

EM NOTAS oficiais, o MCEC destacou que o projeto para 2019 está na formação da equipe júnior, o que ajudaria na base para o elenco da Segundona 2019. 

JÁ O Funorte, que há anos está nas disputas Infantil e Juvenil, que subir mais uma degrau, até mesmo para a manutenção do vínculo com o clube dos atletas que estão “estourando” a idade.

POR SUA vez, que mantém um trabalho de base em todas as categorias, o Cassimiro está disposto a voltar ao Mineiro Júnior depois de seis anos.

COMO NÃO estiveram em competições profissionais, Cassimiro e Funorte trabalham juntos numa proposta para, de repente, encaminhar à FMF: criar chaves regionais na primeira fase do Mineiro Júnior de 2019, preservando os quatro times de melhor campanha de 2018 para a segunda fase, com melhor nível técnico. Este formato já foi adotado em outros anos pela entidade.

Nenhum comentário