Norte de Minas tem a ACVC como campeã estadual de ciclismo de estrada

POR 77 pontos, equipe supera principal rival e fatura taça logo no segundo ano de competições; time teve, ainda, três títulos individuais

Título histórico já na segunda temporada da equipe ACVC, com sede em Januária (Fotos: Divulgação)
“SELADO, REGISTRADO, carimbado, avaliado, rotulado”... Parafrasear Raul Seixas não é exagero algum para noticiar que o Norte de Minas tem os campeões do Ciclismo Speed do Estado. O título mais importante de equipes em Minas Gerais é a da Associação de Ciclismo Velho Chico (ACVC), com sede em Januária e que reúne competidores de quatro cidades da região: Montes Claros, São João da Ponte, São Francisco e a própria Januária.

O TIME é formado por Jefferson do Carmo Júnior (Januária), Sebastião Amorim (Januária), Leonardo Marques Costa (Januária), Carlos Alberto Brito Júnior (Januária), Paulo Afonso Andrade Silva (Montes Claros), Gustavo Caribé Botelho (São Francisco) e Marcos Paulo Martins Ferreira (São João da Ponte),

MAIS TÍTULOS
SE A temporada foi ainda melhor? Foi sim. A equipe teve, ainda, três títulos individuais com Marcos Paulo, campeão mineiro júnior; Jefferson Júnior, campeão mineiro na Master B-1 (40-44 anos) e Sebastião Amorim, campeão mineiro Master B-2 (45-49 anos).

MESMO CIENTE da conquista inédita para os norte-mineiros desde meados de outubro, a equipe teve que esperar que o resultado final fosse homologado pela Federação Mineira de Ciclismo (FMC), somente nesta quinta-feira (1º/11).

CRIADA EM 2016 e competindo há apenas um ano, a ACVC conquistou o título mineiro com 2.674,8 pontos, margem bem pequena em relação aos vice-campeões da Girus Racing Team, de João Monlevade, que fizeram 2.597,5. 

NÃO IMPORTA a diferença. No primeiro ano de disputa, em 2017, a ACVC esteve em todas as provas, mas não chegou ao título. Neste ano, mesmo de fora de duas das 15 etapas da temporada – por causa da restrição de recursos para as viagens e outras despesas -, a equipe deu a volta por cima.

EM CASA, não teve para ninguém. Das quatro etapas da Copa Velho Chico de Ciclismo (estrada, resistência e contrarrelógio), a equipe venceu três, o suficiente para confirmar o posto de melhor de Minas. Não menos importante considerar as provas mais tradicionais em que a ACVC pontuou: Circuito Patense (Patos de Minas), Inconfidência Mineira (Ouro Branco), Rei da Montanha (Lagoa Santa) e o Masters, de Rio Preto.
Clique para ampliar
PARA 2019, a expectativa é de manutenção do campeonato mineiro de estrada por parte da FMC, com chances de brigar pelo bi e, ainda, a criação do Campeonato Norte-Mineiro de Equipes, que será realizado paralelamente ao Estadual e com uma premiação expressiva em termos de troféus e medalhas, além de dinheiro.

3 comentários

Unknown disse...

Christiano Jilvan, receber de um jornalista de renome um texto com tamanha excelência, implica em ganhar MAIS UM TÍTULO! A Associaçãode Ciclismo Velho Chico agradece imensamente por tão zelosas palavras e, desde já, convida para acompanhar o seu trabalho em 2019.

Unknown disse...

Obrigado Cristiano, sempre apoiando o ciclismo.

Unknown disse...

Parabens a equipe pela dedicaçao