Treinadora e 4 atletas da cidade integram as seleções mineiras nas Paralimpíadas Escolares

JOGOS NACIONAIS de paratletas serão em São Paulo, a partir de segunda-feira; Montes Claros tem convocados no Goalball, Bocha e Futebol


COMO ACONTECE desde 2013, quando foi realizada a quinta edição dos jogos, Montes Claros terá representantes nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras. A sede neste ano é São Paulo, com jogos a partir da próxima segunda-feira (19/11), até o dia 24, no Centro Paralímpico Brasileiro.

SÃO QUATRO atletas da maior cidade do Norte de Minas que integram as seleções do Estado: Adriam Santana Souza (Escola Estadual Francisco Peres), que compete na categoria B da Bocha; Kaio Gabriel Fagundes (Escola Municipal Rozenda Zane Moraes), no futebol de 7; Ana Luiza dos Santos Maia e Devid Gabriel Lima, ambos da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, que competem no Goalball.

A EDUCADORA física Sandra Veloso Cólen, professora da Escola Estadual Plínio Ribeiro, é a treinadora da seleção mineira de Goalball Feminina, enquanto Valdineia Santos Santana integra o “staff” do selecionado estadual de Bocha. Ela é a mãe de Adriam Santana.

Sandra Cólen é a treinadora da
Seleção Mineira de Goalball
A DELEGAÇÃO de Montes Claros deixa a cidade no domingo à noite em direção a Belo Horizonte, onde se juntará com os demais convocados. A viagem para São Paulo será na manhã seguinte.

SEGUNDO SANDRA, como cada atleta da seleção está em uma cidade diferente, haverá um treinamento final em São Paulo para melhor entrosamento. “Não há equipes completas de uma cidade só, mas procuramos alinhar os métodos de treinamento nos trabalhos individuais para cada atleta e, dentro do possível, adquirir um padrão de jogo”, explicou à VENETA.

AINDA CONFORME a treinadora, a preparação de cada atleta de Montes Claros para as Paralimpíadas Escolares contou com uma média de dois a três treinos semanais, sempre com acompanhamento dirigido.

AS PARALIMPÍADAS contam com sete modalidades: Atletismo, Natação, Basquete, Bocha, Futebol, Vôlei e Tênis de Mesa. A classificação é feita pelo grau de deficiência, seja motora, visual e intelectual.

Nenhum comentário