FMF unifica padrão e base só terá clubes com registros profissionais

NOTÍCIA É boa para os clubes montes-clarenses, que pretendem disputar o Infantil, Juvenil e Júnior em 2019; mas sub-20 ainda analisa critérios


A DIRETORIA de Competições da FMF anunciou, nesta quarta-feira, que exigirá a condição de “clube profissional” para quem pretende disputar o Campeonato Mineiro Sub-15 e Sub-17 a partir de 2019. A medida já foi exigida neste ano para o Estadual Sub-14 e Sub-20. Segundo o diretor de competições, Leonardo de Carvalho Barbosa, em entrevista à Rádio Itatiaia, o planejamento era de uniformizar os critérios para a base estadual.

A NOTÍCIA agrada aos clubes de Montes Claros, já que todos eles têm registro profissional na entidade e fazem planos para a base no ano que vem. O Funorte já disputa o Sub-15 (Infantil) e o Sub-17 (Juvenil) há cinco anos, enquanto o Ateneu, após a reforma do gramado do Estádio João Rebello, pretende também entrar nestas duas categorias federadas em 2019.

ALÉM DELES, o Montes Claros Esporte Clube já anunciou que entrará o Campeonato Mineiro Sub-20, enquanto Funorte, Cassimiro de Abreu e o próprio Ateneu também têm interesse e buscam suporte financeiro para estar no Júnior Estadual de 2019.

NA PRÁTICA, a decisão da DCO veta a participação nestas competições de escolinhas ou de clubes amadores que não são filiados à Federação Mineira de Futebol. Além dos clubes profissionais, o Mineiro Sub-14, 15, 17 e 20 será aberto às agremiações que possuem certificado de clube formador de atletas na CBF.

PARA LEMBRAR

NA PRIMEIRA semana de novembro, a VENETA trouxe a informação da própria Diretoria de Competições quanto ao interesse dos montes-clarenses em disputar o Mineiro Júnior e sobre os critérios da FMF de, a princípio, abrir a inscrição só para os clubes que tenham disputado algum dos três campeonatos profissionais em 2018: 1ª Divisão, Módulo II e 2ª Divisão. (leia aqui)

Nenhum comentário