Novidade para o vôlei amador, Liga Norte-Mineira abre o 1º dos quatro circuitos neste fim de semana

COMPETIÇÃO REÚNE dez times de sete cidades da região e conta com o aval da Federação Mineira para realizar finais na preliminar da Superliga

A REGIÃO passa a contar com a Liga Norte-Mineira de Voleibol, a partir deste ano. O primeiro torneio será para times adultos masculinos, com início ainda neste mês e chancela da Federação Mineira de Vôlei. A entidade ainda planeja criar sedes regionalizadas para fomentar as equipes amadoras. A informação é dos coordenadores Norberto Gorayeb e Wanderson Araújo, da Kronos Sports, em entrevista ao programa Momento Esportivo (VinTV).

“A IDEIA existe há vários anos. Como surgiu a possibilidade de cancelamento do JIMI em 2019, procuramos os técnicos, dirigentes e atletas de outras cidades para manter a modalidade em evidência”, explicou Norberto. O interesse da FMV tem sido fundamental e a entidade ajudará na premiação e cessão de materiais esportivos para a sede.

OUTRA POSSIBILIDADE é realizar a final da Liga como preliminar de um dos jogos do América Vôlei como mandante em Montes Claros, pela Superliga Nacional, provavelmente em novembro.

QUEM DISPUTA

DEZ TIMES disputarão a fase de grupos, com quatro sedes. A primeira delas será Claro dos Poções nos dias 20 e 21 de julho. O calendário prossegue em Coração de Jesus (31/8 e 1º/9), Pirapora (5 e 6 de outubro) e Montes Claros (15 a 17/11). Haverá premiação para os vencedores de cada etapa. Além de troféu e medalhas, o campeão geral receberá R$ 600,00 em premiação.

A LIGA prevê, ainda, eleger os melhores para a montagem de uma seleção, que poderá disputar competições estaduais.

MONTES CLAROS é a cidade com o maior número de participantes: Vorloff Safeways, AABB/Montes Claros e Reunidas/Reabilitar. Disputam, ainda, o Volpir (Pirapora), Porteirinha, Dínamo (Icaraí de Minas), Vôlei Coração de Jesus, Remec (Brasília de Minas), Claro dos Poções e União Pocense (Claro dos Poções).

AINDA SEGUNDO Norberto, este primeiro formato será uma espécie de laboratório, com a possibilidade de, para o ano que vem, criar a disputa para os times femininos e para as categorias de base.

Nenhum comentário