MOC vai à Vitória reforçar candidatura de Centro de Treinamentos de Seleções em 2014
PARA QUE continue na briga com outras mais de 200 cidades do País e se torne um dos Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o município de Montes Claros garantiu sua participação no Seminário Geral dos CTS, promoção da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) na cidade de Vitória/ES, nesta sexta-feira.
Conselheiro do COL, Bebeto está em Vitória |
O SECRETÁRIO da Juventude, Esporte e Lazer, Geraldo “Tatu” Altamiro, está na capital capixaba desde ontem. O Chefe do Departamento de Competições da FIFA, Koichiro Kato, conduzirá os trabalhos ao lado do ex-jogador Bebeto, do Conselho de Administração do COL Brasileiro. São 200 representantes municipais inscritos no seminário.
NO BRASIL, há 244 locais apontados como potenciais candidatos a um dos 31 CTS. Até o início de 2013, somente 80 vão integrar o catálogo final da Fifa. No caso específico de Minas Gerais, 19 cidades brigam para receber uma das 31 seleções que visitarão o País durante a Copa.
MONTES CLAROS chegou a ser pré-selecionada entre as seis de melhor atendimento aos requisitos básicos em Minas após uma série de visitas que técnicos ligados à Fifa fizeram pelo Estado. No entanto, por uma “sugestão” do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que também comandava o COL, a lista foi ampliada.
ARGUMENTOS
Secretário de Esportes, Geraldo "Tatu" |
“ACREDITO QUE esse seminário seja para arrematar quais serão os critérios que a Fifa levará em conta a partir de agora até indicar os CTS a cada Confederação”, disse Tatu à VENETA, ainda na segunda-feira, durante a solenidade de lançamento do projeto “Funadem + Esporte”. Ele espera que a experiência de ter acompanhado in loco a Copa do Mundo da Coréia/Japão, em 2002, mesmo na condição de torcedor, possa ajudá-lo a organizar os trabalhos na candidatura de Montes Claros.
EMBORA O trabalho de vistoria das cidades esteja a cargo da Fifa e do COL, é de livre escolha de cada país o local onde treinará durante a Copa no Brasil, daqui a dois anos e meio.
Comentar