Vôlei: um gringo por outro; agosto com até 9 jogos

SAIU CUBANO ENTRA LETÃO

SE OS PROBLEMAS burocráticos impostos pelo governo daquele país impediram o acerto final para a contratação do ponteiro cubano Jurquin Despaigne, o BMG/Montes Claros tratou de ir atrás de outro estrangeiro para substituí-lo. O ponteiro Ansis Medenis (foto ao lado), nascido na Letônia, após desembarcar na cidade na manhã de ontem, está treinando com o grupo de jogadores do técnico Talmo de Oliveira. (foto: divulgação)

1ª EXPERIÊNCIA

NA SUPERLIGA PASSADA
, ele fez parte do grupo do Vôlei Futuro, de Araçatuba/SP, mas não era titular. E pela experiência no interior paulista, domina satisfatoriamente o idioma português. Mas, por enquanto, segundo informação da diretoria à Veneta, no início da noite de ontem, o ponteiro da ex-república soviética, com 25 anos e de 98 quilos, está em período de testes. Por uma semana, será avaliado minuciosamente pela comissão técnica caso seja oficializada sua contratação.

PLANO C

COM DUAS PARTICIPAÇÕES
na Liga Mundial, entre 2007 e 2008, o jovem Jurquin, de 22 anos, era, realmente, a primeira opção do clube. Após minada sua contratação diante da quantidade de exigências das instituições de Cuba, o clube lançou um plano “B”, mas perdeu o atleta no aspecto financeiro. O nome não foi revelado. O voleibol grego pagou mais. Ansis era o terceiro nome da lista.

DIFERENCIADOS

A SEMANA COMEÇA
com o mesmo rodízio no modo de treinamento: academia (musculação) quadra (bola) e areia, em horário integral. Provavelmente, haverá uma folga na tarde dessa quarta-feira. O levantador Gabriel, líbero Alan e o ponteiro Bruno Fonseca, aprovados na primeira peneira realizada pelo clube há cerca de 20 dias, seguem um tratamento diferenciado em relação ao trabalho com bola que o grupo principal faz. Na quadra, por exemplo, treinam separadamente por cerca de 30 minutos com a comissão técnica, prioritariamente em fundamentos. A meta avaliá-los por três meses até a incorporação definitiva, incluindo assinatura de contrato.

ATÉ NOVE JOGOS

SOBRE O CALENDÁRIO
do BMG/Montes Claros para o próximo mês, é bem provável que o time faça até nove jogos. E até a estréia na Superliga Nacional, em novembro, poderão acontecer entre 25 e 30 jogos, números considerados ideais pela comissão técnica. Segundo o diretor Victor Oliveira, na conversa com o blog, três dos compromissos em estudo seriam em Montes Claros e contra o Upis/Brasília para dar ritmo de jogo aos atletas.

DESAFIO BMG: 1 OU 2?

AINDA EM CASA
, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (foto ao lado) uma partida contra o São Bernardo (antigo Brasil Vôlei Clube), time que tem o mesmo patrocinador. Seria, assim, o Desafio BMG. Por enquanto, a empresa não se pronunciou se vai ajudar financeiramente na promoção. Caso haja esse suporte para custeio das hospedagens, alimentação e transporte, além das taxas habituais (Bombeiros, Polícia Militar e arbitragem), serão dois jogos no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. (foto: Clésio Robert)

POUSO ALEGRE

GARANTIDA ESTÁ A
participação do BMG/Montes Claros na 1ª Copa Cimed, entre os dias 25 e 28 de agosto, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Segundo o companheiro jornalista Carlos Manoel, do site Esporte Pouso Alegre, a competição contará com a participação do campeão Cimed/Malwee, Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas e terá na primeira fase um rodízio simples (três jogos para cada time). No último dia, disputa do terceiro lugar e a final. A promoção é do laboratório Cimed, com apoio da Federação Mineira de Voleibol e Prefeitura, com jogos no Ginásio Municipal do Rosão, com capacidade para cinco mil pessoas. “Aceitamos o convite para ir a Pouso Alegre. Já seria uma prévia do que está por vir na Superliga”, finalizou Victor.

Nenhum comentário