Apresentação, BMG fala, camisa e as novas cores, a torcida, Pena balança?

COM POMPA

COM DEZ novos jogadores em relação ao grupo da temporada passada, uma renovação acima dos 80%, o time de vôlei de Montes Claros foi apresentado oficialmente nessa quinta-feira, em evento pomposo no Ibirutuna Shopping Center, acompanhado por autoridades, imprensa, desportistas e convidados. Os integrantes da comissão técnica, assim como os atletas, foram anunciados um a cada vez, mas a primeira informação da noite foi sobre a confirmação do novo patrocinador master – Banco BMG –, que a Veneta divulgou em primeira mão.


REAJUSTE

TRÊS DIRETORES DO do banco estiveram presentes à solenidade (mais abaixo). No entanto, os valores do contrato com a empresa não foram divulgados, mas, segundo o diretor Victor Oliveira, é algo próximo do que foi pedido ao antigo patrocinador (Banco Bonsucesso) para a renovação. Houve um reajuste em relação ao que foi repassado pelo patrocinador master da temporada passada, mas o clube busca mais parceiros, tendo em vista que o orçamento mínimo, ainda não foi atingido. Coteminas, Prefeitura, Lafarge e Unimed Norte de Minas também vão estampar suas marcas em 2010/2011.


FORÇA DE BANCO

VICE-CAMPEÃO brasileiro na Superliga 2009/2010, o técnico Talmo de Oliveira mostrou-se confiante com o novo grupo, grande parte indicada por ele. Evitou falar de um nome específico que possa desequlibrar, como o oposto Lorena foi na temporada passada. Preferiu destacar as diversas opções que esse novo elenco está oferecendo. Ou seja, vai ter um banco à altura do time titular. Com exceção do líbero – apenas Fábio Paes foi contratado –, há duas opções para as demais posições.

COMPROMISSO TOTAL

FELIPE OLIVEIRA, presidente da fundação que administra o clube (Funadem), dimensiona o trabalho do time como um compromisso não apenas de Montes Claros, marca que carrega em seu nome oficial, mas como do Norte de Minas. "A gente representa uma região inteira e será um orgulho justificar todo esse apoio que a gente recebe", disse. O prefeito Luiz Tadeu Leite também se pronunciou, entendendo como grande desafio chegar próximo à campanha da Superliga passada.


ZANUTO FALA

AOS 27 ANOS, o ponteiro Bruno Zanuto chega motivado ao BMG/Montes Claros pelo material humano que o clube conseguiu reunir, a começar pelo levantador Rodriguinho, quem será responsável para preparar as bolas nos seus ataques. "Basta era arrumar que eu coloco no chão", disse, em tom de descontração com o novo companheiro ao lado. Zanuto e Rodriguinho (o ponteiro é três anos mais novo) foram contemporâneos de categorias de base em São Paulo.


PARCEIRO LÍDER

A CÚPULA do Banco BMG veio a Montes Claros acompanhar o lançamento oficial do time de seu novo parceiro. O acordo entre as partes foi rápido: em menos de um mês, o contrato foi assinado, mas exigindo uma série de reuniões com participação até mesmo do prefeito. A empresa é uma das líderes no ramo de crédito e financeiras. "Hoje, a marca BMG é uma das cinco mais citadas quando se fala de um banco no País", explica o superintendente comercial, Fábio Belizário.


PESO DA MASSA

O DIRIGENTE disse à Veneta que um dos fatores de convencimento ao banco para este acordo deve-se à torcida. Os mais de 106 mil torcedores nos 19 jogos em casa impressionaram, até porque a marca do banco está associada aos projetos populares. "Acreditamos que o banco veio para somar, em todos os sentidos".

CONSOLIDAR A MARCA

RICARDO GIANINNI
, superintendente de marketing, considerou a parceria "como fundamental para que o BMG possa consolidar a sua marca" como um dos maiores incentivadores do esporte no País. Segundo ele, o banco possui, hoje, cerca de 15 parceiros entre clubes de futebol, vôlei e atletas do chamado especializado: tênis, ginástica e caratê. Galo, Cruzeiro e Flamengo são alguns dos patrocinados. Flávio Guimarães, filho do dono do BMG, Ricardo Guimarães, também veio à cidade. Resumiu o acordo da seguinte maneira: "viemos para ganhar". Do lado do Montes Claros, Tadeuzinho Filho anunciou que deixou a direção do clube por motivos pessoais, mas continuará acompanhando sempre que possível. "Espero ajudar de alguma forma".

NOVAS CORES

COM A MUDANÇA do patrocinador master, o uniforme do time de vôlei do Montes Claros também será repaginado. A cor predominante ainda não foi definida, mas tende a ser algo relacionado com as cores oficiais da cidade e as da logo do banco BMG, deixando o azul de lado para evitar qualquer associação com a antiga logomarca. Certeza também, como já foi abordado na Veneta, é a mudança de fornecedor de materiais esportivos. Duas outras empresas estão no páreo.


VEIA ESPORTIVA

O BMG VEM buscando essa identificação com o vôlei desde o segundo semestre do ano passado, quando patrocinou o time feminino do Sport Recife, segundo nos disse seu superintendente de marketing, Ricardo Gianini, na apresentação do time local. Agora, em 2010, fez opção pelos times masculinos. Primeiro com o São Bernardo, antigo Brasil Vôlei Clube (BVC) e, agora, com o Montes Claros. Mas já investe no futebol há um bom tempo. Neste ano, por exemplo, tornou-se o maior cotista de um novo clube em Belo Horizonte. O Coimbra, que vai disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, será uma espécie de vitrine para os jogadores que pertencem ao grupo BMG.


AGENDA SOCIAL

AINDA NÃO teve qualquer treino com bola para o time de vôlei, o que corrige a informação da postagem anterior – de que o time já teria trabalho pela primeira vez no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, anteontem à tarde.

OS TRABALHOS por lá devem acontecer somente na semana que vem, depois de todas as avaliações físicas e médicas dos treze jogadores que se apresentaram.
ALGUNS não parecem estar inteiros, o que é normal em qualquer início de temporada. Por enquanto, os trabalhos se resumem aos treinos na areia, no CT da Palimontes (Canelas), e academia, na FW 13 (Ibituruna).
HOJE e amanhã, folga geral, mas não na agenda social. Neste sábado, o time será apresentado à torcida durante as comemorações dos 153 anos, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

EITA FIDEL

A VINDA DO ponteiro cubano Rolando Jurquin, de 23 anos e duas ligas mundiais no currículo, emperra mesmo no aspecto burocrático. Além do trâmite comum a qualquer negociação internacional, o governo da ilha de Fidel exige uma série de documentos, além de repasses mensais não apenas para o jogador, como também à sua família, seu antigo clube (Havana) e até mesmo ao técnico que o descobriu. O Montes Claros fala dele com alguma ponta de desistência.


SEM REDUTOS

JAIR BASTOS, competente jornalista, fotógrafo e o que mais tiver pela frente, direto da Cidade Morena Bocaiuva, perguntava-nos, via Twitter, meia hora depois do jogo do Brasil, qual era o clima em Montes Claros diante da derrota para a Holanda. A cena era a seguinte: os redutos públicos, antes de comemorações, praticamente desertos, mas nas casas, onde a bebida já estava paga, o som continuava no último volume. Acho que festejavam o fim da "Era Dunga II".


FESTA DOS 50

SÍMBOLOS da campanha do título da Segunda Divisão Mineira com o Funorte, em 2008, o goleiro Everaldo no ataque e o zagueiro Odair no meio de campo foram algumas das atrações no jogo festivo que o Juventus realizou semana passada, no campo da Manga João Botelho. O clube, um dos mais tradicionais do futebol amador e varziano de Montes Claros fez um amistoso para comemorar os cinquenta anos de fundação. Foi contra o arquirival Vila Luiza, que levou a melhor: três a um.


MUITO TRABALHO

CONFISSÃO de uma fonte direta da Prefeitura de Montes Claros: dar conta de cumprir toda programação esportiva dos 153 anos, com atletismo, kart, ciclismo e enduro, não foi nada fácil. Embora o discurso vem sendo positivo há mais de um mês, no aspecto financeiro tudo foi fechado aos 44' do segundo tempo, com reuniões de manhã, à tarde e à noite.


RISCOS

NEM TODAS AS quatro competições oficiais que a Liga de Futebol planeja para o segundo semestre podem não sair do papel. A restrição financeira seria o problema maior para a realização do Campeonato Júnior, Torneio Toninho Rebello (Mirim e Infantil), Campeonato Master e o primeiro Campeonato Feminino. Talvez uma delas não saia do papel e pode sobrar para os mais novos.


VAGAS

O PEDIDO da Liga foi de R$ 117 mil para todo calendário e parte foi garantida para o Amador e Juvenil, no primeiro semestre. O restante depende de novas conversas com a administração, que até chegou sugerir à entidade o repasse de um novo espaço para a exploração como estacionamento. A LMF já é responsável pela administração do estacionamento do novo Fórum Gonçalves Chaves.


NÃO FICA?

A PERMANÊNCIA de José Maria Pena no comando do Funorte seria algo pouco provável na disputa da Taça Minas Gerais.

O CLUBE VAI apostar em um orçamento mais modesto neste semestre, utilizando mais as revelações da base.
POR SER UM dos reis do acesso – embora tenha sido somente o terceiro colocado -, Pena é considerado um treinador caro no interior.
MAS PESARIA, principalmente, a campanha pífia que o Formigão teve em casa na disputa do Módulo II, com apenas 38% de aproveitamento dos pontos disputados em oito jogos.
AINDA SOBRE o Funorte, o clube poderá ter mudanças em seu comando, sintoma de uma das últimas reuniões de diretoria. Por enquanto, ninguém confirma.

Nenhum comentário