Enduro: circuito fecha 2ª etapa de "Ressaca"; Mineiro, vale a experiência

BEM NA “REBARBA DOS MONTES”

QUEM VENCEU NA
prova regional do Campeonato Estadual de Enduro, que aconteceu nos dias 3 e 4 de julho em Montes Claros, também se deu bem na "rebarba" dela. Líderes em suas respectivas categorias na somatória das duas etapas do Enduro dos Montes, que valeram pelo Mineiro de Regularidade, Janjão Santiago e Rodrigo Aquino foram de novo os primeiros no Enduro "Ressaca dos Montes", realizado nesse sábado como a segunda etapa do Circuito Bicho do Mato/2010.

SEGUNDA VITÓRIA

O NOME DE BATISMO
foi proposital, já que se utilizou grande parte das trilhas do percurso oficial da prova do início do mês. O Enduro "Ressaca dos Montes" teve 107 quilômetros de distância ao redor da cidade, com 18 pontos de controle (PCs) e 21 pilotos inscritos em três categorias. No caso de Janjão (Motosmar/Honda), com 385 pontos perdidos, ele repetiu o desempenho da primeira etapa, quando venceu a categoria Sênior em Coração de Jesus (maio). Walter Diniz (-993) e Everaldo Lima Preto (-1069) completaram o pódio dos três primeiros colocados. Na prova de regularidade, quanto menos pontos perdidos melhor para o piloto.

NOVATOS

ENTRE OS NOVATOS
, Rodrigo Aquino (Tony Foto) foi o primeiro com - 866 pontos, seguido por Rafael Cardoso e Amilcar. E na Júnior, Pablo Bororó venceu com -480 pontos, à frente de Petrônio Almeida e Andrey Eugênio "Baú". Na primeira etapa (Coração de Jesus), além de Janjão, venceram a prova Mário Sucker (Júnior) e Hélio Viana (Novatos).

MAIS TRÊS PROVAS

CONFORME O CALENDÁRIO
previsto, o Circuito Bicho do Mato teria, até o meio do ano, quatro provas, mas os enduros "Boaventura" e "dos Namorados" acabaram cancelados pela coincidência ou proximidade de datas com outras provas de motociclismo do Norte de Minas. No entanto, pilotos e coordenação têm como meta uma compensação. Pelo menos mais três provas para o circuito até o final do ano, sendo uma em Montes Claros e as demais em Januária e Francisco Sá. A ideia de se somar as pontuações do Rally Via Terra e do Circuito de Enduro foram descartadas e os campeões serão declarados de forma isolada.

À PARTE

O RALLY É UMA
competição paralela para as motos com até quatro etapas. Apenas a primeira, entre Montes Claros e Buenópolis, foi realizada. As demais, com trilhas de Montes Claros a Januária, Janaúba e Pirapora, devem ser disputadas até o final do ano.

E O MINEIRO?

OS PILOTOS MONTES-CLARENSES
se dividem entre as provas locais e regionais e o calendário estadual. Depois do Enduro dos Montes, que contou pontos pelas 9ª e 10ª etapas, o próximo desafio será em Barão de Cocais (1º) e Juiz de Fora/Ibitipoca - Off Road - (13/14/15), todas em agosto e que vão encerrar a tempoarada de regularidade em Minas. Mesmo com 17 pilotos pontuando em cinco categorias distintas, são bem restritas as chances de a cidade ter um campeão estadual em 2010.

MATEMÁTICA E SORTE

CHANCES MATEMÁTICAS
existem para Pablo Dias Bororó (na foto à esquerda), segundo colocado na categoria Novatos com 144 pontos. Mesmo tendo vencido três etapas na temporada, ele está 64 pontos atrás do primeiro colocado (Henrique Ribeiro/Oliveira). Como o vencedor de cada prova recebe 25 pontos, ele teria de ser o primeiro em todas, além de depender da desistência de Ribeiro nos três compromissos finais.

OUTRAS CATEGORIAS

A COLOCAÇÃO MAIS PRÓXIMA
de outro montes-clarense é de Fáusio Silva, 5º colocado na Over 50, com 77 pontos, 110 atrás do líder, portanto, definitivamente fora da briga pelo título. Na Sênior, Janjão Santiago é o mais bem colocado entre os norte-mineiros na categoria, mas apenas o 10º, com 69 pontos. A posição é a mesma à de José Altair Alves (64 pontos), mas na categoria Júnior. Na Over 40, Ivair de Jesus é o 18º com 30 pontos.

VALE PARTICIPAR

NO ENTANTO, SEM
as chances de título, praticamente todos os 17 pilotos devem seguir pelo menos para a prova de Ibitipoca, considerada uma das mais pesadas do País e extremamente importante para a preparação ao Enduro da Independência, que vem logo a seguir ao encerramento do campeonato. "Muito bom para testar o preparo e a perícia", avalia Janjão. (Fotos: www.supertrilha.com.br).

Nenhum comentário