Mountain Bike reedita roteiro histórico

VIAGEM DE 250 quilômetros entre Montes Claros e Januária para documentar transformação natural

Grupo fará a viagem rumo a Januária durante dois dias, com pernoite em Patis
ESPORTE, LAZER, história e compromisso social. A combinação de tudo isto será parte viagem que um grupo de ciclistas do Mountain Bike fará entre os próximos dias 16 e 18 de janeiro, entre Montes Claros e Januária. O projeto denominado “Caminhos dos Currais do Sertão” reeditará parte de um roteiro que era comum entre os tropeiros que saíam da Bahia em direção às Minas de Ouro Preto e Diamantina. Até o momento, doze pessoas assumiram o desafio, mas a projeção é que pelo menos 30 façam o projeto. A distância projetada é de 250 quilômetros.

ALÉM DO caráter histórico com a reedição do roteiro e a proposta de superação dos limites de resistência e de distância, os ciclistas têm uma proposta educativa: querem documentar a viagem com imagens de rios, lagos, serras, cachoeiras e vegetação nesta época do ano – considerada de chuva - e, entre julho e agosto, período de seca na região, refazer o caminho como um comparativo da realidade nos dois períodos. Além disso, haveria depoimentos de moradores das cidades e da zona rural.

A VIAGEM do pedal aconteceria somente na ida com estradas sinalizadas, veículo extra para o transporte de bagagens e apoio mecânico (peças e consertos). A turma voltará de ônibus ao final do dia 18. A camisa será personalizada.

NO DIA 16, haverá a entrega das bagagens e dos roteiros. O projeto propriamente dito começa no dia 17, com saída de Montes Claros em direção às comunidades de Mocambo Firme, Miralta, Lages, Vaca Morta, Santa Rosa de Lima, São Pedro das Garças, Aparecida do Mundo Novo e Patis, local da pernoite – com churrasco e refeições. No dia 18, a segunda parte da viagem: Patis, São João da Ponte, Salvinópolis, Condado do Norte, Varzelândia, Ibiracatu, Vertente, São Pedro, Pedras de Maria da Cruz e Januária.

MAIS INFORMAÇÕES com os organizadores Manoel Medeiros (9174-0750) e Gugu Santiago (9920-4806).

Nenhum comentário