Ciclismo começa ano com prova equilibrada

MODALIDADE É a primeira a abrir a temporada de competições oficiais no Norte de Minas; MOC vence duas categorias

Gilfredo Muniz no alto do pódio na categoria Elite; prova teve mais de 20 inscritos
O CICLISMO manteve a tradição de outros anos e foi a primeira modalidade a abrir uma competição oficial também em 2015. No domingo, a turma do “speed” disputou a Prova Criterium no circuito da Avenida Sidney Chaves, trecho entre o Bairro Edgar Pereira e o Distrito Industrial. A distância variou entre 58 e 70 quilômetros de acordo com as categorias e os montes-clarenses venceram duas com Gilfredo Muniz e Paulo Afonso Andrade.

ORGANIZADA PELA Bicimax Ciclismo, a “Criterium” já contou pontos para o Ranking Norte-mineiro. Na categorias Elite, os 70 quilômetros foram divididos em 22 voltas, enquanto nas Master “A” e Master “B” o percurso de 58 quilômetros contou com 18 voltas.

Prova teve três categorias com percurso variando entre 58 e 70 quilômetros
ALÉM DO calor, o vento contrário em alguns trechos exigiu um esforço maior dos ciclistas na avaliação do vencedor Gilfredo Muniz, que fez o tempo de uma hora, 55 minutos e 15 segundos. Aliás, o equilíbrio na categoria Elite impressionou com os quatro primeiros colocados cruzando a linha de chegada praticamente “colados”. Caio Martins, Antônio Carlos Cardoso, José Luiz Oliveira Franco e Gustavo Sampaio completaram as cinco primeiras colocações.

“SENTI UM nível mais forte porque todo mundo veio de uma pré-temporada, com trabalhos específicos de academia para melhorar a parte física”, resumiu Gilfredo em entrevista ao programa esportivo Camisa 12, da TV Geraes.

DE FORA

JEFFERSON DO Carmo Júnior foi o único de fora da cidade a vencer no domingo. O ciclista de Januária estava em sua primeira prova em Montes Claros e fez o tempo de uma hora, 33 minutos e 15 segundos para vencer a categoria Master “A”. Ele também ressaltou o ritmo forte que os competidores das três categorias mantiveram do início ao fim. Tellis Meneghin, Rodrigo Aguiar, Paulo Sérgio Ferreira e Antonio Teixeira Filho chegaram entre 2º e 5º lugares.

Previsão para o ano é de mais 9 provas e organização pede ajuda no controle de trânsito
NA MASTER “B”, Paulo Afonso fez o tempo de 1h33’14’’ e achou positiva a participação de ciclistas oriundos do Mountain Bike numa prova “speed”. Segundo o organizador do Ranking, Juan Manuel Fariña, mais de vinte ciclistas disputaram a prova inicial e para a temporada a previsão é de realizar mais nove disputas. No entanto, pede a compreensão para que os trechos de rodovia e de vias urbanas sejam liberados para os ciclistas dentro do calendário previsto.

A CRITERIUM contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Esportes/Lazer e de Planejamento/Gestão, MC Trans, Água Montes e TV Geraes. (Fotos: Bicimax)

Um comentário

Sebastião Amorim disse...

Ótima matéria Christiano Jilvan, sempre apoiando nosso esporte. Necessitamos muito da divulgação desta modalidade para que a sua importância seja reconhecida. Agradeço, em nome dos ciclistas, em especial dos "sppedeiros".