Broca sinaliza entrar no Campeonato Mineiro da 2ª Divisão com time Sub-20

VOLTA A uma competição profissional garantiria a retomada de certificado de clube formador e o atendimento aos critérios da FMF para disputas oficiais da base


O ATENEU pode ser uma das novidades na próxima edição do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O planejamento passa pela formação de uma equipe quase que totalmente Sub-20 e, com a disputa, resgataria a condição de clube profissional e o direito de federar os atletas como clube formador. A informação foi adiantada à VENETA pelo diretor de futebol do Broca, Jurandy Gama Filho, nesta segunda-feira.

“SE ISTO acontecer, vamos ter um time jovem comungando com formato da Federação de dar oportunidade aos atletas Sub-23 na Segunda Divisão”, acrescentou. No entanto, Jurandy crava: “a formação de um time jovem fugiria à regra de brigar diretamente pelo acesso”.

Jurandy Gama Filho, diretor de futebol do Ateneu (Arquivo pessoal)
O DIRIGENTE revela que a ideia ainda é embrionária, mas seria determinante para que as categorias de base do Ateneu voltem aos campeonatos estaduais a partir de 2020. Para 2019, a Federação Mineira de Futebol passa a exigir a condição de “clube profissional” para quem pretende disputar os Estaduais Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 ou que possua certificado de clube formador de atletas na CBF.

“ESTAMOS AGENDANDO uma reunião na FMF para esta semana ou na semana que vem, mas sabemos que o modelo é este e a base só será aberta para quem tiver times profissionais. Uma coisa é certa: o Ateneu tem como objetivo retomar a sua condição de clube formador de atletas e como os critérios atuais são estes, estamos dispostos nos adequar a eles”, acrescentou.

COM ESTAS mudanças decididas pela FMF, fica vetada a participação nestas competições de base de escolinhas ou de clubes amadores que não são filiados à Federação Mineira de Futebol ou aqueles que estão há mais de cinco anos fora de competições profissionais.

Nenhum comentário