Ação busca ajuda para tratamento da pequena Lorrara

COM RIFAS, amigos querem contribuir com a família, que passa por dificuldades nos cuidados com a criança, de apenas seis anos, que teve diagnosticado um osteossarcoma


O BLOG DE VENETA foi criado com o foco esportivo, mas claro que sempre aberto a outras abordagens. Especialmente, quando temos que ser solidários. E haveremos de deixar o esporte no segundo plano quando a vida é a nossa manchete; o mais importante.

VAMOS FALAR da pequena Lorrara Apolinário, uma criança de seis anos que precisa de nossa energia positiva, de nossas orações e de ajuda, assim como sua família. Ela é de Manga, no Norte de Minas, mas teve que se mudar para Montes Claros diante da necessidade de tratamento intenso de Osteossarcoma, um tipo de câncer que tende a ocorrer em crianças e nos chamados adultos jovens, descoberto na panturrilha da perna esquerda.

ATÉ AQUI, mesmo com a ajuda da família e de amigos, e do suporte no serviço de saúde e em entidades como a Fundação Sara, a família de Lorrara encontra dificuldades para se manter. Além de uma moradia perto do hospital, como forma de reduzir custos, é preciso uma alimentação balanceada. 

A RENDA da casa é fica aquém dos gastos e, por isso, realizam campanhas como rifas para garantir o sustento. Cada bilhete custa R$ 5,00 e serão sorteados brindes diversos, doados por solidários.

NOVAS SESSÕES

NAS PRÓXIMAS semanas, Lorrara fará 19 sessões de quimioterapia. “O tratamento é bem agressivo e, com isto, ela tem dificuldade de se alimentar. A gente procura incentivar com frutas e outras coisas que possam ajudá-la, mas é um gasto que ultrapassa nosso orçamento porque também tem o aluguel”, explica Marcos Bahia, tio materno da garota.


Marcos é tio de Lorrara e iniciou a campanha nas redes sociais
“COMO É um tratamento muito especial, o ideal é que a Lorrara fique perto do hospital; eu moro longe. Foi preciso procurar uma casa mais próxima da Santa Casa para ajudar de alguma forma, mas as despesas aumentaram nos últimos meses”, acrescenta Marcos, que iniciou hoje uma campanha nas redes sociais para ajudar no tratamento da sobrinha.

DAYANE É a mãe de Lorrara e irmã de Marcos. Numa carta aberta publicada nas redes sociais, fez um relato de como a doença foi descoberta e de como a rotina da família mudou para cumprir à risca do tratamento da criança. Segundo ela, depois de uma queda, a menina reclamava de dores fortes na perna. O caso foi tratado como fratura até a realização de uma ressonância magnética, que detectou um nódulo na panturrilha.

A PARTIR daí, foi preciso fazer uma primeira campanha junto aos amigos e familiares para arrecadar dinheiro para consultas e para as viagens a Montes Claros. Além de Manga, contaram com a ajuda de conhecidos em Malhada/BA, onde reside a avó materna. Foi o primeiro contato com a casa de apoio da Fundação Sara. “Não faltou assistência nenhuma por parte deles”, explica a mãe.

O PRIMEIRO diagnóstico mais complexo tratava a doença com Sarcoma de Ewing, que é raro para casos nesta idade. Foram precisos novos exames para constatar o Osteossarcoma, cuja incidência é registrada mais em adolescentes a partir dos 15 anos. Com menos de um mês de tratamento, houve risco de amputação diante do crescimento do tumor. “Estamos muito próximos de Deus e ele nos honrou. Hoje, o tamanho diminuiu e estamos aguardando a alta hospitalar para novos exames pré-operatórios para a retirada do tumor”, explica Dayane.

CAMPANHA “LORRARA APOLINÁRIO”
Contatos 
Dayane Apolinário – mãe (38) 9.9894-0817
Marcos Bahia – tio (38) 9.9163-9115

Conta-poupança – 0000 8669-4
Tipo: 013
Caixa Econômica Federal

Agência: 4975 (Carinhanha/Bahia)
Nome: Marinalva Sales Bahia – avó materna


Nenhum comentário