Na volta da cidade à Segundona, saiba mais do Montes Claros ESPORTE Clube

CLUBE FOI criado como "clone" empresa do Bicho depois que o Tricolor amargou rebaixamento e instabilidade financeira


QUANDO SE fala de um time com o mesmo nome da cidade, com camisa tricolor e que voltará ao futebol profissional a primeira impressão de quem lê a notícia é de que se trata do Montes Claros FC. No entanto, não é o Bicho que planeja ser o representante montes-clarense no Campeonato Mineiro.

“FILHO DO mesmo pai”, o Montes Claros Esporte Clube Limitada é que fará às vezes na próxima edição do Estadual da Segunda Divisão, a partir de um projeto que traz ao futebol a experiência de gestão do vôlei, como o blog divulgou com exclusividade na última semana e com grande repercussão na cidade e região.

A VENETA resgatou a origem do MCEC Ltda. Como ideia da Família Mocellin, foi criado em 2003, 11 anos depois do Montes Claros FC, que acabou sendo fonte de inspiração em alguns detalhes. O distintivo é praticamente o mesmo, com alteração na terceira letra da sigla e na eliminação da data de fundação no alto do brasão.

A CAMISA número um, ao invés de reproduzir o design gremista como o Bicho fez, é inspirada no uniforme da Argentina, com listras brancas e azuis, e calções negros.


ÚNICA VEZ

EM 2004, o Montes Claros EC disputou sua única competição. A mesma Segundona Mineira. Foi líder de sua chave na primeira fase, com duas vitórias e dois empates, e na fase semifinal, com dois empates, duas derrotas e duas vitórias, fez apenas a quarta campanha no quadrangular final e apenas assistiu ao acesso de Olympic (Barbacena) e União Luziense.

NO PAPEL, a maior diferença: o MCEC Ltda é um clube-empresa, seguindo uma tendência sugerida pela Lei Pelé nos anos 90 e que permite o controle administrativo e financeiro com a finalidade de lucro, diferente da origem da maioria esmagadora dos clubes brasileiros, vindos de associações e sociedades. Qual a vantagem? Menos burocracia na prestação de contas, como fazem anualmente as empresas.

ANTES DE criar o MCEC Ltda, Vile Mocellin, presidente do Bicho, amargou o rebaixamento da 1ª Divisão para o Módulo II do Mineiro, em 1998 e, desde então, por pendências financeiras, licenciou-se das disputas. O Montes Claros Esporte surgiu como alternativa para manter a cidade na ativa.

Nenhum comentário