Vôlei, jantar, SporTV e Bonjuá; cônsul de molho, as novas revistas, Uruguai em MOC, setembro especial...

MOC pelo mundo

Não bastasse a honra de receber o jogo Brasil x Estados Unidos, o que já faz o ego de qualquer montes-clarense transbordar, a cidade terá suas duras horas de vitrine global. A partida desta terça-feira será transmitida pelo canal a cabo SporTV, com alcance em mais de 120 países.



Vovô das quadras

Homenageado no painel dos benfeitores do esporte, a ser lançado daqui a pouco no Poliesportivo, o presidente da CBV, Ary Graça Filho, ainda arrisca umas manchetes e cortadas nas quadras. Disputa as competições entre veteranos no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo CBV

Jantar do BB

Após o segundo jogo internacional do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, na quarta-feira, o Banco do Brasil - que é patrocinador oficial da seleção de Bernardinho - vai oferecer um jantar aos jogadores, convidados e as autoridades locais e regionais; lá na AABB.

Forcinha para a várzea

Não há dúvida sobre a força que o esporte local ganhou do início do ano pra cá, com dois grandes projetos sociais de natação e vôlei para crianças e jovens carentes, a criação do time de vôlei na Superliga Nacional e as expressivas competições de ciclismo, atletismo e kart. No entanto, independente das correntes políticas, valeria um trabalho mais forte nos bastidores para que o Campeonato Varziano não passe mais um ano no ostracismo.

Pedalada em páginas

Lembra-se de uns caras doidos, que uma vez invocaram de ir de bicicleta de Janaúba a Porto Alegre numa campanha contra a AIDS? Pois bem, a aventura que distribuiu quase 50 mil preservativos da patrocinadora Prudence pelo Brasil afora está debutando em 2009. Quinze anos depois, Zé Marcos, um dos ciclistas, está terminando de resgatar suas anotações para transformá-las em um livro. Dureza vai ser selecionar apenas 100 das mais de 1,6 mil fotos do álbum.

Cônsul de molho



"Cônsul" de Montes Claros na França com a camisa do Lille, o atacante Túlio de Melo está de molho e sequer foi opção de banco no empate de um gol desta quinta-feira, em casa, contra o Valência, na estreia da Copa da Europa (antiga Copa da Uefa). Explicação: ele sofreu uma contusão, domingo passado, contra o Sochaux, foi substituído e examinado em seguida. Laudo: torsão. Tratamento: de quatro a seis semanas. Em oito jogos neste semestre com a camisa vermelha do Lille, fez três gols. Foto: Uefa Site

Pró-basquete

De "roupa nova" em todos os sentidos, com novo piso e pintura, catracas eletrônicas, vestiários, academia, cadeiras, placar eletrônico e tribuna de honra, o Ginásio Poliesportivo vai receber, ainda, duas tabelas de basquete iguais às da NBA norte-americana – transparente e quase inquebráveis.

Mais uma maratona

Por falar das cestas, o professor Rogério Santana e seus pupilos do curso de Educação Física da Funorte estão anunciando mais uma edição da maratona de basquete. Desta vez, de forma inédita, serão 48 horas ininterruptas em um jogo só, com jogadores dos oito aos oitenta anos.

Canja do Chico



Bem relacionado aqui, lá e acolá, com cobertura de copas e olimpíadas no currículo, o jornalista Chico Maia fez mais do que uma canja à Veneta em seu site, ao reproduzir parte da reportagem sobre o meia Sandro, o novato da Seleção de Dunga que saiu da pequenina Riachinho, no "Grande Norte de Minas" para vestir a camisa do Internacional de Porto Alegre. No site, tudo e mais um pouco dos bastidores dos clubes de Beagá: www.chicomaia.com.br. Foto: reprodução.

Tão descrente

Nem mesmo os argentinos estão acreditando em sua seleção. Quer ver? Radicado em Montes Claros há mais de 15 anos, já com dupla cidadania mas sem mudar as cores no futebol, Juan Fariña foi o ganhador do bolão do Café Galo, de Jadir Rodrigues, acertando o placar do último jogo entre Argentina e Brasil. Três a um em cima da mosquita, como ele mesmo disse sobre o prêmio de R$ 70,00.

Ciclovia 2,4 mil metros

Antes de receber sua primeira festa de fogos em um réveillon popular,nos moldes do que acontece na belo-horizontina Pampulha, o Interlagos – ou Lago Norte como foi batizado pelo prefeito Toninho Rebello à época – vai passar por uma reforma completa. No projeto, uma brecha para o esporte: ao longo da orla de 2,4 mil metros, com direito a duas novas passarelas sobre as águas, será construída uma ciclovia paralela ao asfalto. E se no ano que vem acontecer a meia maratona nas comemorações dos 153 anos da cidade, não haveria lugar mais apropriado: 10 voltas ao redor do Lago; e pronto.

Apenas um palpite

Jaime Tolentino, secretário-adjunto de esportes e lazer, ouviu, segundo ele, "formadores de opinião sobre qual seria a programação mais interessante" na reestreia do futsal no Poliesportivo de roupa nova. A ideia inicial era de realizar um amistoso entre uma seleção do Norte de Minas e a Seleção Brasileira, custeado pelo patrocinador Correios com Falcão e tudo mais. Mas não pensava mesmo (mesmo!) que a nossa sugestão para Brasil x Uruguai fosse a escolhida; e com grandes chances de transmissão pelo Esporte Espetacular no tradicional quadro desafio internacional.

Bicho versão quadra

Ao que parece, o Bicho voltou. O mesmo Montes Claros Futebol/Esporte Clube que fez história na 1ª Divisão do futebol mineiro em 96 e 97 – e depois tentou se levantar em 2004, sem sucesso na Segunda Divisão – está reensaiando novos chutes. Mas para os desavisados, nada ainda em campo de grama. O time, que reproduz as cores do Grêmio, está na categoria adulto, sede Montes Claros, da XIII Copa Inter TV de Futsal.

JN no Tennis

O JORNAL DE NOTÍCIAS é parceiro no 1º Open de Tennis que o Sesc de Montes Claros realiza nos próximos dias 3 e 4, com duplas no adulto masculino (por sorteio) e feminino simples. A promoção é da Escola Prosaude, do professor Wagner Rodrigues, que também confirma: as inscrições seguem até o dia 30 no próprio clube do Sesc ou no site www.montesclarosopen.com.br. Os ingressos são solidários: um quilo de alimento não-perecível.



UMA DAS manchetes inéditas aqui da Veneta, o garoto Brunno Sampaio - foto acima do arquivo pessoal - pode estar mudando de Montes Claros.
VENCEDOR DAS três etapas sub-15 e do título geral da Copa Sundown Internacional de Mountain Bike, a mais importante competição do País ao lado dos Brasileiros de Regularidade (inclusive já vencido por ele) e Resistência, ele recebeu convite formalizado para integrar uma equipe de competição do interior de Santa Catarina.
SEM PATROCÍNIOS FIXOS – a não ser a ajuda de custo de três empresas da cidade –, o jovem está tentado a mudar de ares pela oferta dos catarinenses.
ALÉM DE toda preparação adequada – academia, alimentação, acompanhamento técnico –, a garantia financeira de moradia, estudos e um salário mensal. Pesa contra, mesmo, a distância da casa.



PÍFIA. NÃO há outra denominação cabível ao papel do time do Pirapora na Segunda Divisão, na tentativa de seguir a ascensão do Funorte como representante da região Norte no futebol mineiro. De profissional mesmo, apenas o nome do Campeonato. (foto: Agesporte/Patos de Minas)
COM SEIS DERROTAS em sete jogos, sendo quatro em casa, o Peixe só consegue ser melhor que o Betim, mesmo assim porque o time da Grande BH foi punido com a perda de seis pontos pelo uso de jogadores irregulares.
MAIS DRAMÁTICO do que os números, foi saber que o time viajou para Patos de Minas, sábado passado, no próprio dia do jogo contra o Mamoré. Não bastasse o cansaço provocado pelos quase 300 quilômetros de estrada, o time encarou o almoço somente duas horas antes do jogo.
DE BARRIGA CHEIA e pesada, restou assistir o Mamoré golear por 3 a 0, com dois gols de Cinézio. Aliás, o atacante se consagrou diante do Pirapora. No turno, às margens do São Francisco, fez quatro gols.

-------------------------

DEPOIS DE um americano e um sudanês, o Funorte vai buscar mais estrangeiros para os seus times de base.
NA BASE DE convênios com a Tetrabrazil, do Rio de Janeiro, o clube já trouxe três camaroneses e, até o final do mês, vai trazer dois jogadores de Gana. Para esclarecimento: o FEC custeia hospedagem e alimentação sem reembolso algum.
MAS ATÉ O FINAL do ano, um grupo de vinte sul-coreanos vêm à cidade cumprir um intercâmbio no clube. Nesse caso, já há um valor acordado por cada atleta: US$ 1 mil como ajuda de custo.

-------------------------

Setembro mais do que especial...
PAU PARA TODA obra no Max Min Clube, onde é o coordenador de todas as promoções esportivas, Rubem Ribeiro foi um dos cinco homenageados da Federação Mineira de Peteca com o troféu de mérito ao esporte, no feriadão da Independência, durante as finais do estadual, em Uberlândia. Rubão também professor do Colégio Integral, correspondente da Rádio Sociedade e fotógrafo freela. (foto: Max Min Clube)


INVESTIGADOR NATO e multipremiado, Luizinho Ribeiro é o único jornalista mineiro convidado por comissão do Congresso Nacional para a reunião extraordinária sobre evasão de recursos da saúde no poder municipal. Será no dia 25 próximo, em Brasília/DF.
POR ÚLTIMO – E não menos importante –, "seu" Altair, pilar-mor do extinto Bicho Montes Claros e patriarca da mais atleticana família dos Montes Claros, completou suas sete décadas de vida, com direito a festa surpresa, bolo nas cores alvinegras e hino do seu clube ao invés do tradicional parabéns.

-------------------------

O SÉTIMO PERÍODO do curso de jornalismo da Funorte apresentou nessa semana, a programação da VII Semana da Comunicação, com atividades de 1º a 5 de outubro, no Montes Claros Shopping Center.
ALÉM DE PALESTRISTAS convidados das redes nacionais de Brasília, São Paulo e BH, como Esdras Paiva e Alécio Cunha, destaque para o lançamento da revista "Caros Colegas", com artigos e reportagens dos próprios acadêmicos.
E SOBRE NOVOS periódicos, a dupla Arthur Júnior e Paulo César "Pecezinho" Júnior anuncia também para outubro a edição de estreia da revista "Povo", com circulação regional e periodicidade mensal.
PROMETEM espaço para o esporte.

-------------------------

COMO A VENETA adiantou, as delegações de Brasil e Estados Unidos vão se hospedar no Hotel Fazenda Bonjuá durante a estadia em Montes Claros para os dois amistosos da CBV.
A ENTIDADE, inclusive, divulgou na sexta-feira, a lista dos hóspedes ilustres, inclusive com a divisão por quartos. Privilégio de estrela, Gilberto Amauri Godoy Filho, o Giba, não vai ter que dividir nada; nem o técnico Bernardinho.
MAIS: a cobrança de ingressos, ao preço de R$ 30,00, é exigência da CBV, com uma cota de dois mil para o patrocinador Banco do Brasil – já divididos entre 49 agências do Norte de Minas. O município entra na jogada apenas na cessão do ginásio.

Nenhum comentário