Sai a Taça MG e o Funorte está nela; o projeto no vôlei na votação; MOC vai à Copa
CHAVE ÚNICA na primeira fase da Taça Minas Gerais. O Conselho Arbitral da competição foi encerrado agora há pouco na sede da Federação Mineira de Futebol e o Funorte de Montes Claros confirmou sua participação, ao lado de Mamoré, Uberaba, Uberlândia, Villa Nova e Tricordiano.
DOIS TURNOS E MATA-MATA
COM POUCOS INTERESSADOS, mesmo sendo direito de todos os times da 1ª Divisão e do Módulo II (24 no total), a opção foi por uma primeira fase de pontos corridos, com os times jogando entre si em dois turnos. Os quatro primeiros classificam-se para as semifinais no sistema mata-mata olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). Os ganhadores fazem a final, com o campeão garantindo a terceira vaga de Minas na Copa do Brasil de 2011.
SÓ FINAL DE SEMANA
A PRIMEIRA RODADA vai acontecer no dia 21 de agosto, com a previsão de 14 rodadas somente aos finais de semana. Tupi e América, que chegaram a cogitar a montagem de time B para a Taça, desistiram, como forma de priorizar apenas os Brasileiros das séries D e B, respectivamente.
AINDA SEM SABER
JEIBSON MOURA foi o representante do Funorte na reunião desta segunda-feira. Independente do "Caso Vitinho", cuja decisão ainda depende do STJD/CBF nos próximos dias e que pode tomar a vaga de acesso do Mamoré, o clube norte-mineiro já havia assinalado a disputa da Taça MG antes mesmo do fim de sua participação no Módulo II.
NADA DE ALIANÇA
AO CONFIRMAR a viagem, Moura justificou alguns boatos e disse que não há qualquer possibilidade de o Funorte firmar uma parceria com o Cassimiro de Abreu para que o clube do Todos os Santos dispute a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro com jogadores emprestados pelo Tricolor. Embora reconheça a condição do clube como "seu grande parceiro", principalmente na cessão do Estádio José Maria Melo desde a Segundona de 2007, faz da ideia uma alusão do ditado "assobiar e chupar cana ao mesmo tempo", pois o Funorte tem o seu próprio projeto profissional.
MOREIRA EM MOC
INTERINO COM 50% de aproveitamento enquanto o Internacional/RS não resolve se vai ficar com Adilson Batista ou mesmo Luiz Felipe Scolari, o técnico Enderson Moreira teve uma passagem por Montes Claros, mais precisamente pelas bandas da Funorte. Embora tenha o futebol de campo como profissão, foi na quadra onde atuou na cidade, como professor da disciplina de Futsal no curso de Educação Física, entre 2002 e 2004.
JURQUIN DUAS LIGAS
VALE UMA informação mais precisa sobre o reforço internacional do time de vôlei de Montes Claros. Com dois metros de altura e 86 quilos, o ponteiro cubano Jurquin Despaigne tem duas participações na Liga Mundial com a seleção do seu país, nas edições de 2007 e 2008. Não chegou a ser convocado para a disputa atual. Atleta vindo do Clube Santiago de Cuba, faz aniversário nesta segunda-feira; 23 anos.
ASSUNTO DO DIA
DEPOIS DA visita do presidenciável Serra como fato do dia nesta segunda-feira, a notícia da terça-feira promete acontecer na Cãmara Municipal, com a provável votação do projeto de ajuda de custo da prefeitura para o time de vôlei. A proposta é de R$ 900 mil para toda temporada e pela resistência de algumas partes e a conotação política que a causa ganhou, as torcidas organizadas do time promete ir ao plenário para pressionar os vereadores.
NADA DO AMÉRICA
HÁ CINCO MESES em Teófilo Otoni, Paulo Rodrigues, cinegrafista da Intertv naquela cidade, manda-nos notícia do América, time que, com o retrospecto de seis jogos em três competições distintas, aparece como maior rival na curta história de três anos de vida do Funorte. Mesmo com o arbitral batendo à porta, o Dragão do Corcovado ainda não dava sinais de que iria encarar a Taça Minas Gerais, por causa da falta de estrutura financeira para o projeto. A estreia na Primeira Divisão graças à renúncia do Rio Branco fez o time tirar lições e há quem diga que o próximo desafio só seria mesmo a Elite do ano que vem, reservando o restante de 2010 para os trabalhos com a base.
TRÊS
O COMBINADO com a seleção de Brumadinho não resistiu ao primeiro mata-mata e o Funorte está fora da Taça BH Júnior. Mas nem tudo é lamento pela vitrine que lhe foi proporcionada nos cinco jogos da primeira fase (duas vitórias e três empates). Pela boa relação com outros clubes e empresários, o Formigão já teria acertado a venda de três de seus jogadores que disputaram a competição, considerada a segunda mais importante da categoria no futebol brasileiro. Os nomes ainda são mantidos em sigilo. Mesmo eliminado, o atacante Guilherme segue como artilheiro geral, com seis gols, ao lado de Rodolfo, do Madureira.
ÊNIO NOS EUA
A RÁDIO ITATIAIA vai acompanhar o Cruzeiro nos amistosos que o clube marcou para o intervalo do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo. E o montes-clarense Ênio Lima, um dos quatro narradores da emissora, vai acompanhar a delegação celeste em dois jogos dos jogos confirmados nos Estados Unidos, contra New England Revolution e o New York Red Bull. Será sua segunda experiência internacional. Na primeira, trabalhou no amistoso do Brasil contra a Irlanda, em Londres.
CIDADE NA COPA
A IMPRENSA DE Montes Claros vai à Copa. O narrador esportivo Rogeriano Cardoso estará como representante dos jornalistas locais no Mundial da África do Sul, acompanhando, inclusive, um dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase, dia 20 de junho, em Johannesburgo, contra a Costa do Marfim. O embarque para o continente africano será no dia 16, onde permanecerá por sete dias.
FLASHES
DURANTE A ESTADIA naquele país, Rogeriano estará realizando flashes diários para a rádio Expressão FM e para o Canal 20, em especial, destacando a participação da torcida brasileira e outros bastidores acerca da participação do País em mais um mundial. O narrador lembra que a viagem é um sonho profissional e, mesmo fora da data-limite de credenciamento da Fifa para os jornalistas, há um universo muito grande para ser explorado como notícia e, "quem sabe, se aproximando dos jogadores brasileiros". (foto: arquivo)
PARCEIROS
A VIAGEM ACONTECE com a ajuda de amigos e patrocinadores, que ainda não foi totalmente custeada. O próprio narrador, que já foi repórter policial do JORNAL DE NOTÍCIAS, está fazendo uma campanha para conseguir os recursos da viagem. O contato dele é: 9117-2042.
Comentar