Funorte não aparece na tabela do Hexagonal Final Sub-15

FEC ENTENDE decisão como dupla interpretação do regulamento e se junta a quatro clubes para tentar reverter



AÇÃO, RECURSO, mandado de segurança ou mesmo liminar. O instrumento legal na esfera esportiva ainda não foi definido, mas o Funorte é um dos clubes que buscará “no tapetão” o direito de disputar a fase final do Campeonato Mineiro Infantil – Sub-15. Isto porque o Departamento de Competições da Federação Mineira de Futebol publicou nesta semana a tabela do Hexagonal Final sem considerar todos os clubes que ficaram nos dois primeiros lugares de cada chave da 1ª fase da categoria.

A EXPLICAÇÃO: para definir as seis vagas do Hexagonal, a FMF considerou a classificação conjunta, com a soma das campanhas de cada clube no Sub-15 e Sub-17 (a tabela de jogos foi a mesma, com os times do Infantil fazendo a preliminar para o Juvenil ao longo de toda a primeira fase).

MAS ACONTECE que o regulamento para as duas competições é o mesmo e prevê este critério de pontuação unificada somente para efeito de rebaixamento.

O ARTIGO 7 estabelece: “Os clubes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos (...) (sistema ida e volta; turno e returno). Os dois clubes que somarem o maior número de pontos em cada grupo passarão ao hexagonal final”.

E O artigo 10 do regulamento tem a seguinte redação: “Três clubes serão rebaixados (...) – Sub-15 e Sub-17 – 2ª Divisão; parágrafo único – Para fins de descenso, somar-se-ão os pontos obtidos na 1ª fase e hexagonal final, tanto do Sub-15 como do Sub-17, para definir qual clube, dentro de cada grupo, teve a menor pontuação”.

PALAVRA DO FEC

O COORDENADOR e técnico Júnior Borges explica que a medida prejudica o Funorte, Riachinho, Usipa e o tradicional América. “A ideia de todos eles é recorrer para ter a garantia das vagas no Hexagonal Final. O regulamento é bem claro e fala da pontuação conjunta só para definir o descenso”.

SOBRE O FEC em particular, ainda conforme Júnior, a ideia de questionar a decisão da FMF partiu dos próprios pais dos atletas, a partir de uma iniciativa do América em apresentar um recurso para suspender a tabela do Hexagonal Final. Com base no estatuto do torcedor, os pais dos atletas pretendem apresentar um pedido no TJD da FMF para que seja considerada a classificação individual de cada categoria. 

O TIME Infantil (Sub-15) do Funorte terminou a primeira fase em segundo lugar da Chave A com 15 pontos. O outro classificado do grupo foi o Cruzeiro, líder disparado com 28 pontos.

O CURIOSO é que, até o final da primeira fase, os clubes sustentaram uma dúvida quanto ao regulamento por causa da pontuação unificada.

Nenhum comentário